Minho: Capital Europeia da Cultura liga a Cidade de Guimarães ao Design (via TVMinho)




Dia é marcado pela apresentação de um conjunto de projectos, como “Descobrir Guimarães”, “Pop Up Culture” ou “FInD Lab: Ideias Urbanas” Amanhã, sexta-feira, 23 de Março, Guimarães 2012 concentra-se no Design e nele funde a Cidade, num conjunto de novos projectos que serão apresentados oficialmente. 

O palco não poderia ser mais emblemático. É nada mais que um dos grandes legados da Capital Europeia da Cultura: a antiga fábrica da Ramada, na Zona de Couros, que se integra no âmbito do plano de renovação urbana da cidade. A partir das 10h00, o futuro Instituto de Design abre as portas e convida a uma visita por todas as suas valências. Às 11h00 é tempo de se lançar o “FInD Lab: Ideias Urbanas”. 
Instalado no Instituto de Design, trata-se de um novo laboratório de Fabricação Digital, munido dos mais recentes meios de concepção e fabrico assistido por computador. Proporciona cruzamentos multidisciplinares entre cultura e tecnologia, envolvendo universidades, escolas, criativos, indústria e população.  Durante a tarde, mais três “estreias” sobem ao “palco” do Instituto de Design: “Descobrir Guimarães”, “Mapa para Viajantes Curiosos” e “Pop Up Culture”. O primeiro explora o design de equipamento como suporte do turismo criativo, criando cinco circuitos urbanos em Guimarães; o segundo promove um tipo de visita genuíno e informal baseada na vivência dos habitantes locais (terá formato impresso e on-line); e o terceiro integra intervenções em diferentes locais da cidade, propondo a sua reinterpretação, reocupação e revitalização, através de acções de apropriação temporária. 
O dia não termina sem antes ser apresentada uma aplicação móvel Guimarães 2012, que terá uma dupla valência: desvendar Guimarães aos turistas e tornar a agenda da Capital Europeia da Cultura ainda mais acessível. À noite, uma festa Pop Up no Mercado Municipal propõe renovadas vivências e confrontações neste espaço de partilha da comunidade. Tudo isto na véspera do arranque do novo ciclo de programação. 
La Fura dels Baus estão de regresso para um espectáculo com início marcado para as 22h00 de sábado. A actuação decorre ao longo do trajecto Toural-Alameda-Mumadona, envolvendo centenas de participantes.

0 comentários: