‘Saladinha de Frutas’, da autoria dos alunos do 4º D da Escola do 1º ciclo de Barbudo, é o título genérico do trabalho vencedor do concurso lançado pelo Município de Vila Verde, no âmbito da implementação das medidas de acompanhamento previstas no ‘Programa Regime de Fruta Escolar’. O prémio foi entregue esta tarde, no decurso de uma cerimónia presidida pela Vereadora da tutela, Drª Júlia Rodrigues Fernandes.
Uma publicação que pretende «sensibilizar a comunidade educativa para a importância do consumo de fruta e hortícolas desde a primeira infância, como promotora de saúde e bem-estar», salientou a vereadora, no decurso da cerimónia, a que se juntaram o Coordenador do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, o Presidente da Junta de Freguesia de Barbudo e a Direcção da Escola, professores, pais e outros convidados.
Regira-se que o Pelouro da Educação desenvolve anualmente uma série de iniciativas e programas junto da comunidade escolar do Concelho. «Todos os Projectos têm como objectivo sensibilizar para o uso de práticas educativas positivas e implementar medidas para superar problemas, levando a uma melhor compreensão e operacionalização de resultados», notou a Drª Júlia Rodrigues Fernandes.
O concurso em apreço decorreu em paralelo com a implementação do Regime de Fruta Escolar, tendo alcançado todas as escolas, com «diversidade e qualidade».
Regime Fruta Escolar
O objectivo do regime de fruta escolar é promover hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde das populações mais jovens e contribuir para a redução dos custos de saúde associados a regimes alimentares menos saudáveis... (RFE)
A Câmara Municipal de Vila Verde aderiu ao projecto da Comissão Europeia “Regime de Fruta Escolar” (RFE), que consiste na distribuição, duas vezes por semana, de uma peça de fruta ou legume a todas as crianças que frequentam o 1.º Ciclo do ensino básico das escolas públicas do Concelho.
Este programa é uma medida do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, em parceria com os Ministérios da Educação e da Saúde e com o envolvimento das Câmaras Municipais.
O Município e os Agrupamentos desempenham um papel fundamental na gestão/implementação deste projecto.
As necessidades e os produtos a disponibilizar serão avaliados anualmente, no início de cada ano escolar. Neste ano lectivo (2010/11) serão distribuídas, alternadamente, maças, uvas, pêras, bananas, tangerinas, clementinas, laranjas, cerejas, pêssegos, ameixas, tomate e cenoura. Todos estes os produtos obedecerão ao regime de Qualidade Certificada de Produção Integrada, com vista à distribuição de produtos realmente saudáveis e de qualidade.
0 comentários:
Enviar um comentário