Vila Verde: Bolo dos Namorados "Pink Cake" torna-se um sucesso (Via Correio do Minho)



Há quem o faça mais húmido ou mais seco. É pobre de açúcar mas rico em fruta. Custa cinco euros e tem venda autorizada em cinco pastelarias. O ‘Pink Cake’ — o bolo dos namorados, com morango no recheio e frutos silvestres na cobertura, saboroso mas saudável, é redondo mas em caixinhas quadradas. Não se encontra nas grandes superfícies.
Entre outros, e na companhia de empresários de pastelaria, ontem, em Soutelo, para uma degustação regada a moscatel e rosé, juntaram-se, o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela e a vereadora Júlia Fernandes, os directores da Unidade de Acompanhamento do Alto Cávado, Rui Marques, e da Associação Comercial de Braga, Abílio Vilaça, mais o administrador da Proviver, Empresa Pública, Manuel Barros — apontado como o autor do conceito ‘pink cake’ no Outono de 2009.
A presença daqueles responsáveis no Centro de Dinamização Empresarial, em Soutelo, é expressão do envolvimento institucional inerente a este produto, lançado há um ano, no contexto do conceito ‘Namorar Portugal’, que envolve outros produtos como os lenços de namorados, a que se associam empresas de âmbito internacional, como a Vista Alegre e eventos de moda.

Segunda-feira: gala esgotada

Cláudia Vieira, Helena Coelho, Andreia Rodrigues e Pedro Teixeira são presenças anunciadas para segunda-feira em Vila Verde no Parque Industrial de Gême, numa gala para apresentação de trabalhos de estilistas como a bracarense Elsa Barreto, Anabela Baldaque, Fernando Nunes, Nuno Gama e Nuno Baltasar que, indicou o presidente da câmara, António Vilela, já tem lotação esgotada.
Esgotar a oferta de bolos ‘pink cake’ neste dia 14 de Fevereiro e seguintes, é propósito de cinco pastelarias de Vila Verde, apostadas em escoar 5.000 bolos, disse o director da UAC Alto Cávado, Rui Marques.

Cinco mil bol os - 10.000 pessoas felizes

Isso significa “fazer felizes 10.000 pessoas”, disse a vereadora da Cultura em Vila Verde, Júlia Fernandes.
Mas o director da Associação Comercial de Braga, Abílio Vilaça, frisou que vão ser muito mais, lembrando que a campanha do S. Valentim se estende por uma semana e que o aniversário do seu próprio namoro é uma data não de Fevereiro mas de Maio. “Eu comecei no dia seguinte”, revelou a vereadora, casada com o eurodeputado José Manuel Fernandes.
“Todos os dias são dias bons para namorar”, adiantou o director-geral da ACB. Abílio Vilaça acentuou no ‘pink cake’ o carácter inovador, considerando Vila Verde “um laboratório de pastelaria”. Realçou ainda que este é um produto de acordo com as indicações da Organização Mundial de Saúde no que concerne à moderação no consumo de açúcar e às vantagens no consumo de fruta fresta. O director geral da ACB revelou ter sido Manuel Barros, o director da Proviver, a lançar no Outono de 2009 o conceito do ‘Pink Cake’.
O presidente da câmara considera que este bolo à base de morango e frutos silvestres é mais uma expressão da “linguagem de Vila Verde”.
Manuel Barros, o administrador da Proviver, revelou que a empresa pública municipal está já a preparar a próxima bienal de arte jovem, prometendo novidades no âmbito das novas tecnologias.
De acordo com este responsável, o ‘Pink Cake’ vem dar continuidade a uma sequência de iniciativas que pretendem projectar Vila Verde, aliando tradição e modernidade — neste caso envolvendo directamente o sector da pastelaria mas implicando outras áreas de actividade, como o turismo. “O turismo não se faz sem pessoas e sem produtos locais. Queremos criar condições para os nossos produtores desenvolverem melhor os seus produtos e com isso chamar mais pessoas”.

Fonte Correio do Minho por Rui Serapicos
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