Vila Verde: A internacionalização dos "Lenços dos Namorados"


A Câmara de Vila Verde quer internacionalizar os Lenços dos Namorados.
Quinta-feira, feira, em Santiago de Compostela, os estilistas e desenhadores de moda espanhóis serão desafiados a conceber peças de vestuário que aliem os tradicionais Lenços de Namorados às novas tendências da moda. Esta é a sequência lógica do programa "Namorar Portugal" que já registou a adesão de grandes nomes da moda nacional e que agora procura captar o interesse dos estilistas galegos.

A iniciativa surge no âmbito do Concurso Internacional de Criadores de Moda 2014, que vai ser apresentado quinta-feira, na Escola de Arte e Superior de Desenho Mestre Mateo, em Santiago de Compostela, Espanha. O concurso culmina com o desfile de moda que ocorre anualmente na noite de S. Valentim, a 14 de fevereiro, em Vila Verde.

Numa estratégia de internacionalização do Namorar Portugal, o município de Vila Verde pretende explicar aos diferentes agentes ligados à produção de moda em Espanha as caraterísticas e especificidades dos seculares Lenços de Namorados, como elementos de tradição e arte com potencial único de inspiração de obras contemporâneas.

A acompanhar a vereadora Júlia Fernandes estará a diretora da Cooperativa Aliança Artesanal, Paula Isaías, e duas bordadeiras, que demonstrarão o trabalho de preservação da tradição e produção dos Lenços de Namorados, com as escritas de amor bordadas a linha nos panos de linho conforme as mulheres dos séculos XVII, XVIII e XIX exprimiam os seus sentimentos.

Para além das bordadeiras, será dinamizada uma montra de produtos "Namorar Portugal", como resultado das parcerias existentes com o Município de Vila Verde e sustentadas na marca Namorar Portugal e nos Lenços de Namorados, destacando-se a linha de chocolates "Namorar Portugal", o serviço de chávenas da Vista Alegre, a linha têxtil-lar da Lameirinho, as carteiras da Footnote, os sapatos da RSTIVALI, a linha de produtos Bicho Bravo, o mobiliário e a linha de joias da casa Flamingo.

Na sessão de apresentação do Concurso Internacional de Criadores de Moda participarão ainda Santiago Riande, diretor da EASD Mestre Mateo, Elisa González, diretora do departamento de Desenho de Moda.

A Escola de Arte e Superior de Desenho Mestre Mateo, de Santiago de Compostela, é um centro público dependente da Junta de Galiza, procurando contribuir para a profissionalização das atividades artísticas. Tem como missão promover "a aprendizagem de ofícios e técnicas de grande importância económica e cultural".

Os lenços dos namorados, bordados a partir dum pano de linho fino, eram usados pelas raparigas na chamada idade de casar. Era dado ao namorado pretendido e, consoante a atitude deste de o usar publicamente ou não, estabelecia-se ou não o início de uma ligação amorosa. Caso o rapaz aceitasse a ligação amorosa, o lenço era usado por cima do seu casaco domingueiro, colocado ao pescoço com o nó voltado para a frente, na aba do chapéu ou até mesmo na ponta do pau que era costume o rapaz trazer consigo. Caso a rapariga não fosse correspondida, o lenço voltaria às suas mãos. Se o namorado trocasse de parceira, fazia chegar o lenço à sua antiga namorada, tal como faria com outros objetos, como cartas.

Fonte JN por PEDRO VILA-CHÃ

0 comentários: