Portugal: Preço do café vai subir em breve (Via Ag. Financeira)



Associação da restauração explica que matéria-prima está 80% mais cara e que preços não são actualizados há nove anos.

Se é daquelas pessoas que precisa mesmo de um cafezinho de manhã, para «arrancar» o dia, ou se gosta de tomar um a seguir às refeições, saiba que esse pequeno prazer está prestes a ficar mais caro.

O preço do café para o consumidor vai subir em breve, dada a escalada da matéria-prima nos mercados internacionais e as «esmagadíssimas» margens de comercialização, avisou a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), em declarações à Lusa.

Questionado sobre para quando prevê este aumento, o presidente da AHRESP, Mário Pereira Gonçalves, refere que, será «no curto prazo». Já sobre a eventual dimensão da subida do preço do café, cuja média de preços em Portugal ronda os 50 a 55 cêntimos, garante que «é imprevisível», mas que «estes preços têm os dias contados».

Ainda assim, arrisca que possa ir desde «os cinco cêntimos no café de bairro a valores bastante mais significativos» noutro tipo de estabelecimentos comerciais. «É tudo expectável», diz.

Embora «ainda não tenha sido contactado oficialmente pelos torrefactores» neste sentido, «é inevitável que o caminho seja o de aumentar o preço do café» para os consumidores, após nove anos sem alterações.

Nos últimos meses, os preços das matérias-primas e factores de produção para o fabrico do café subiram bastante, com o café verde a atingir o preço mais alto dos últimos 14 anos. Actualmente, esta matéria-prima custa mais cerca de 80% do que no período homólogo. A agravar, o açúcar, outra das matérias-primas que influenciam este negócio, regista uma subida de 40%.


Fonte Agência Financeira

0 comentários: