Ponte de Lima: Exposição a Não Perder!



A Tuna de Ponte de Lima é o título da exposição de figurado com peças dos barristas Baraças, patente na Casa do Turismo em Ponte de Lima, a partir do dia 10 de Dezembro.


Desde os coretos aos famosos músicos que alegravam as festas e romarias do Minho, o figurado de Barcelos sempre moldou de uma forma única a música e todo o ambiente de festa minhota. São peças de uma beleza criada e pintada em cores fortes pelas mãos de uma longa e sábia geração de barristas. No ano em que a Estudantuna Académica de Ponte Lima comemora o seu décimo quinto aniversário, a arte dos Baraças associou-se ao projecto de retratar a Tuna de Ponte de Lima, em barro, no seu verdadeiro figurado colorido e vivo. Tratam-se de quatro peças, onde a Estudantuna e Ponte de Lima estão retratadas nas suas tradições, desde o cortejo das Feiras Novas, às serenatas nas ruas e ruelas da vila mais antiga de Portugal. Acima de tudo, o trabalho é uma homenagem às Tunas Académicas e a todo o seu valor e tradição.

A par desta exposição, é inaugurada também a exposição fotográfica “Os últimos trovadores do Lima”, um trabalho do fotojornalista Paulo Teixeira que passou um dia com a Estudantuna. As imagens captadas são os momentos do coração dos últimos trovadores do Lima… Na romântica Praça Camões, na escadaria da Capela das Pereiras ou na eterna Ponte sobre o rio Lima, a Tuna toca, canta, fala e sorri, perpetuando-se no instante fotográfico. Em palavras de filigrana, as imagens são passadas a texto por Cândido Sobreiro, na tentativa de traduzir as formas que a objectiva registou a preto e branco. Com os apoios da Universidade Fernando Pessoa, Fundação Fernando Pessoa e Câmara Municipal de Ponte de Lima, a exposição pode ser visitada até ao dia 29 de Dezembro.



+ info: http://atunadepontedelima.blogspot.com



0 comentários: