Apresentado cartaz das Festas da Vila de Prado, ecrã gigante, música ao vivo e after-party são parte das atrações desta edição

Largo de S. Sebastião (vulgo Campo da Feira) 
acolherá de novos as Festas da Vila de Prado



Está tudo preparado para a edição de 2018 das Festas da Vila de Prado, que chega com bagagem para três dias (15 a 17 de junho) de convívio, alegria e muita animação. Música popular, fado, folclore, tradição, fogo de artifício, desporto, after-party e muito, muito mais, durante o evento que celebra o 27º aniversário da elevação de Prado a vila. A efeméride celebra-se a 20 de junho, mas, como é habitual, as festividades desenrolam-se no fim-de-semana mais próximo da data. As iguarias da gastronomia regional são outro dos destaques do cartaz, já que por esta altura o Largo de S. Sebastião (vulgo Campo da Feira) se transforma num autêntico festival de gastronomia regional. Nota de realce ainda para a transmissão em direto do jogo Portugal Espanha (16/06 – 18h00) com ecrã gigante.

Durante o fim de semana, o centro urbano da vila transforma-se num palco privilegiado para o encontro de amigos e conversas noite dentro. Proporciona a pradenses e visitantes momentos de lazer e diversão, que permitem também estreitar laços e fortalecer o espírito de comunidade. De realçar também o contributo das Festas na promoção e divulgação da Vila de Prado, atraindo todos os anos milhares de visitantes à margem direita do Cávado. Um investimento que permite impulsionar a economia local e a agenda cultural do concelho e de toda a região. As festividades são organizadas pela Junta de Freguesia da Vila de Prado, que conta com a colaboração de associações e coletividades locais. Vamos agora conhecer o programa em detalhe.

Ecrã gigante, música ao vivo e after-party

As hostilidades abrem logo com as emoções à flor da pele. Na sexta-feira, 15 de junho, a seleção das quinas defende as cores de Portugal contra a armada espanhola. Um encontro de titãs, que ganha um sabor ainda mais especial pela rivalidade histórica entre as duas nações. O embate, marcado para as 18h00, vai ser transmitido em ecrã gigante no recinto, onde se espera uma enorme onda de apoio à seleção nacional. Depois da partida, nada melhor para recuperar energias que as iguarias da astronomia minhota ao dispor nas inúmeras barraquinhas de ‘comes e bebes’ espalhadas no pelo recinto. Mais tarde, a prata da casa mostra o seu valor e toma conta do serão com a magia dos espetáculos de música ao vivo. A atuação da Orquestra Ligeira da Escola de Música de Prado está marcada para as 21h30. Mas a festa não fica por aqui e, a partir das 23h30, a animação continua pela noite dentro no after-party com o DJ Tito Lopes.

Atividades para todos os gostos e idades

Sábado há atividades para todos os gostos e idades. O desporto rei dá o pontapé de saída para um dia bastante preenchido, com o 10º Torneio de Futebol 7 das Festas da Vila de Prado, organizado pelo Grupo Desportivo de Prado, que se desenrola no Parque de Jogos do Faial. O programa engloba também, durante todo o dia, uma Feira de Velharias, Colecionismo e Usados. A tarde essa é dedicada totalmente às crianças. Insufláveis, palhaços, pinturas faciais, balões e pipocas são alguns dos condimentos de uma receita que vai fazer as delícias da pequenada. A tarde infantil vai ter lugar no Largo de S. Sebastião, a partir das 15h00. Ao serão, a tradição ganha asas e voa nas danças e cantares tradicionais. O Festival de Folclore, organizado pela Casa do Povo da Vila de Prado, começa pelas 21h00 e leva ao palco o Rancho Folclórico da Casa do Povo da Vila de Prado, a Associação Etnográfica e Cultural Rancho da Vila de Prado, o Rancho Folclórico de Valdosende – Terras de Bouro, o Rancho Folclórico de Salvador do Monte – Amarante e o Rancho Típico Serra da Lousã – Lousã.

Vários espetáculos musicais e uma majestosa sessão de fogo de artifício

No último dia, o talentoso e sobejamente conhecido Grupo Sérgio Mirra prepara-se para fazer ecoar os acordes da música tradicional portuguesa no centro urbano da Vila de Prado. Mais tarde, pelas 22h00, sobe ao palco a fadista pradense Teresa Baixo para uma atuação que se perspetiva profunda e emotiva. Depois, pelas 22h30, muda o figurino com a energia eletrizante da Banda “4 Men’s” a tomar conta do recinto, num espetáculo de música e comédia que promete colocar o público a vibrar do primeiro ao último minuto. A edição de 2018 das Festas da Vila de Prado encerra perto das 00h30, com uma majestosa sessão de fogo-de-artifício.

Consulte abaixo o cartaz completo desta edição de 2018 das Festas da Vila de Prado:



Partilhamos abaixo o vídeo do tema "Fado Serrano" interpretado pelo Rancho Típico da Serra da Lousã que marcará presença nestas da Vila de Prado no Festival de Folclore que ocorre no sábado dia 16 de junho a partir das 21h00:

0 comentários: