Vila Verde: Exposição Lenços dos Namorados 'Amor Cruzado'






Está patente no novo espaço Namorar Portugal, em Vila Verde, até 12 de Fevereiro, a exposição inédita Amor Cruzado, projeto que revela seis novos Lenços de Namorados, da autoria de ilustradores consagrados, bordados por artesãs de Vila Verde.
A exposição segue depois para Lisboa, Porto, terminando na Casa dos Carvalhais, em Oriz S. Miguel.

Inaugurada no sábado, 31 de janeiro, na mesma ocasião da abertura do espaço Namorar Portugal, esta exposição revela a emoção da fusão de duas expressões artísticas de envolvências e épocas distantes: a ousadia urbana da ilustração com a ingenuidade rural do bordado dos Lenços de Namorados. Mas têm muito em comum: ambas são expressivas, visuais, emotivas e intemporais, com o ‘coração na mão’.

O resultado tem transcendido a expectativa inicial, prendendo o olhar dos visitantes a cada um dos seis novos Lenços de Namorados que sugiram da criatividade de seis ilustradores consagrados, e das mãos de outras seis habilidosas artesãs.

A Casa dos Carvalhais desafiou os artistas ilustradores Célia Esteves, Ivo Hoogveld, Joana Estrela, Júlio Dolbeth, Lord Mantraste e Rui Vitorino Santos a inspirarem-se nesta tradição do século XVIII, durante o período de intercâmbio numa residência artística, passada na própria Casa de Campo. A estes juntaram-se as bordadeiras Alice Augusto, Ceú Cunha (da Teciborda), Cristina Lopes, Conceição Pinheiro, Inês Mendes e Vera Cancela, a quem a cooperativa Aliança Artesanal convidou a entrosar os ilustradores com este ícone cultural tão rico, como é o bordado dos Lenços de Namorados.

O momento mais especial da inauguração foi quando os seis ilustradores se juntaram às seis bordadeiras, cada um ao lado das suas obras. Rui Vitorino Santos, diretor da galeria Dama Aflita, no Porto (que irá receber a exposição a partir de 21 de março), teve o privilégio de ver a sua ilustração integralmente bordada por Conceição Pinheiro, uma das fundadoras da Aliança Artesanal e detentora de um profundo conhecimento sobre símbolo minhoto, apesar da sua fragilidade física. Por motivos de saúde, não pôde marcar presença nesta sessão.

Quem também não resistiu a este conceito foi a jornalista Catarina Portas, apaixonada pelo que é genuinamente português e a partir de 14 de fevereiro, esta exposição estará patente no seu espaço A Vida Portuguesa, em Lisboa.


0 comentários: