Portugal: Beba com moderação. Mais de 1.500 militares da GNR em acções de fiscalização





A GNR reforça, durante o fim-de-semana, a fiscalização à condução sob efeito do álcool e droga, numa operação que visa também o combate à criminalidade. 


Para a ‘Operação Baco’ vão estar mobilizados 1.505 militares das Unidade de Intervenção, Unidade Nacional de Trânsito e dos comandos territoriais, que vão realizar 594 acções de fiscalização. 

As acções vão estar "direccionadas para as vias onde as infracções por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação, sobretudo para as estradas nacionais, regionais e municipais de acesso a estabelecimentos de diversão nocturna, e nos casos em que existam dados ou indícios da prática de ilícitos de natureza criminal", refere um comunicado. 

A GNR refere que este ano fiscalizou 192.444 condutores, dos quais 4.107 conduziam com taxa de álcool no sangue (TAS) superior ao permitido por lei, e 1.636 foram detidos por conduzirem com taxa crime (igual ou superior a 1,20 gramas por litro). 

A corporação refere também que "a redução dos índices de sinistralidade rodoviária continua a ser uma prioridade", estando planeadas para este ano diversas operações nacionais dirigidas para os três principais factores de agravamento dos acidentes, designadamente a condução sob o efeito do álcool, excesso de velocidade e não utilização dos cintos de segurança. 

Com esta operação, que se realiza no sábado e no domingo, a GNR tenciona contribuir para a tendência de diminuição de vítimas mortais resultantes de acidentes rodoviários nas estradas portuguesas, refere ainda o comunicado.

0 comentários: