Portugal: 16 distritos de Portugal Continental sob aviso amarelo, Braga incluído

alertas em vigor (© IPMA)




O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) colocou 16 distritos de Portugal Continental sob alerta amarelo para esta segunda-feira devido às previsões de vento forte.


Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Vila Real, Bragança, Guarda, Leiria, Castelo Branco, Lisboa, Setúbal, Beja, Évora e Faro estarão sob aviso a partir das 21:00 desta segunda-feira até às 12:00 de terça-feira. Para além das fortes rajadas que podem atingir os 90 quilómetros por hora, também é prevista grande agitação marítima.

Para esta segunda-feira, o IPMA prevê nas regiões norte e centro do país céu geralmente muito nublado e períodos de chuva fraca, em especial no litoral. Acima dos 1400 metros de altitude pode existir possibilidade de queda de neve.

No sul prevê-se períodos de céu muito nublado, tornando-se menos nublado a partir do final do dia.

Na ilha da Madeira o céu vai estar geralmente muito nublado com períodos de chuva fraca. Com o decorrer do dia passará ao regime de aguaceiros fracos nas vertentes norte. O vento vão ser fraco a moderado tornando-se, a meio da tarde, moderado a forte.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 9 e 15 graus celsius, no Porto entre 7 e 13, em Bragança entre -1 e 14, em Viseu entre 4 e 12, em Castelo Branco entre 5 e 16, em Évora entre 6 e 15, em Beja entre 7 e 15, em Faro entre 8 e 18, em Coimbra entre 6 e 14 e no Funchal entre 15 e 21.

Para terça-feira, dia de Carnaval, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, sem precipitação com a descida das temperaturas mínimas e do vento.

0 comentários: