Vila Verde: 72% dos lares separam os seus resíduos de embalagem





O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, participou hoje, dia 12 de dezembro, na apresentação dos resultados promovida pela Sociedade Ponto Verde, que distribuiu, através da Missão Reciclar, mais de 590 ecobags no Município de Vila Verde para incentivar os lares que ainda não reciclam a iniciar a separação de resíduos em sua casa.


Em Vila Verde a Missão Reciclar, a maior ação de sensibilização de lares da Sociedade Ponto Verde, percorreu o município de Vila Verde, onde foi conhecer os hábitos dos seus habitantes no que diz respeito à reciclagem de embalagens. De acordo com os resultados obtidos através de questionário realizado a 674 lares, 72% dos inquiridos faz a reciclagem de embalagens usadas.  

Durante a ação foram entregues, a quem não tinha o hábito de separação e também a quem já separava mas não tinha um ecoponto doméstico, 597 conjuntos de ecobags, constituídos por três sacos das cores dos ecopontos para separação seletiva de embalagens.    

Quando questionados sobre a razão para a não separação doméstica do lixo produzido, os 28% de não separadores apontaram a falta de recipientes próprios para o efeito (31,7%), a noção do excessivo trabalho pessoal/familiar implicado (30,1%) e a distância ao ecoponto (5,9%).   

A Missão Reciclar tem como objetivo converter todos os que ainda não reciclam em separadores totais (que separam todos os tipos de embalagens) e clarificar as regras de reciclagem a todos os que reciclam.  

A ação decorre em parceria com os Municípios e os Sistemas Municipais e pretende continuar a criar condições para que um número cada vez maior de portugueses cumpra a sua missão cívica de separar os seus resíduos de embalagem e de colocá-los no ecoponto correto, contribuindo para que estes sejam encaminhados para reciclagem.

«As embalagens usadas nas nossas casas não são lixo. A grande maioria é feita de materiais recicláveis e, quando devidamente separadas e colocadas no ecoponto, podem ganhar novas utilizações e gerar valor. Por isso, a missão de reciclar deve ser de todos. Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos até agora nos municípios visitados no âmbito desta ação e agradecidos aos munícipes pelo seu contributo para esta tão importante causa ambiental», salienta Luís Veiga Martins, Diretor-Geral da Sociedade Ponto Verde.

No município de Vila Verde foram contactados 3.862 lares, dos quais 674 abriram as suas portas à equipa da Missão Reciclar. 

Em 2013, a Sociedade Ponto Verde encaminhou para reciclagem no total do País mais de 382 mil toneladas de resíduos de embalagem no âmbito do fluxo urbano, um crescimento de 7% em relação ao ano anterior. 

Sobre a Sociedade Ponto Verde
A Sociedade Ponto Verde é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens, através da implementação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), mais conhecido como "Sistema Ponto Verde". Promover a sensibilização e educação ambiental junto dos portugueses é um dos grandes objectivos da Sociedade Ponto Verde.

Para mais informações à imprensa, contacte por favor:
Tânia Nascimento
21 359 15 34 | 93 285 75 24

0 comentários: