Pico S. Cristóvão: Venha fabricar aguardente


Este sábado, 18 de outubro, a família Antunes, através do empresário Luís Antunes, volta a abrir as portas da sua casa rural para partilhar, pelo terceiro ano consecutivo, a experiência de fabricar aguardente, no único alambique licenciado do concelho.


A atividade vai iniciar às 16h00, com animação musical tradicional. O bagaço será removido da prensa e transportado em baldes de vindima até ao alambique, pré-aquecido a fogo de lenha.

Enquanto a aguardente é produzida, através de um processo químico que envolve a transformação do vapor do bagaço em aguardente, voluntários da freguesia vão preparar a merenda abastada, composta por por arroz fresco de grelos, pataniscas, broa e vinho verde.

A animação será garantida por concertinas e vozes desgarradas, embaladas pelo ‘aroma alcoolizado’ da produção de aguardente, que no pico da sua força, é condensada com uma percentagem próxima do álcool etílico.

Para os que queiram assistir a esta atividade fascinante e com entrada gratuita, só tem que encontrar o 'recôndito' Lugar de Carves, na freguesia de Pico S. Cristóvão, Vila Verde. As coordenadas GPS: 41º41'35.52"N|8º25'10.77"W.


0 comentários: