A Câmara de Vila Verde já ofereceu a vacina Prevenar 13, que ajuda a prevenir doenças como meningite e pneumonia, a 600 crianças do concelho, desde que há um ano arrancou com aquele programa de vacinação gratuita, informou hoje fonte municipal.
A poupança para a família, por cada criança vacinada, é superior a 250 euros.
Destinada a crianças desde as seis semanas até aos cinco anos de idade, a Prevenar 13 é uma vacina pneumocócica que ajuda ainda a proteger contra sinusites e otites médias.
Não está abrangida pelo Plano Nacional de Vacinação, mas o município de Vila Verde decidiu, há um ano, oferecê-la a todas as crianças do concelho.
"Não tem preço tudo o que conseguirmos fazer para prevenir doenças que afetam com frequência a população, em especial as nossas crianças e jovens", justificou o presidente da Câmara.
António Vilela sublinhou que o facto de já terem sido vacinadas 600 crianças confirma "a extrema utilidade e as significativas vantagens" do financiamento da aplicação da Prevenar 13 por parte do município.
"Este é um esforço considerável que está a ser feito para garantir o bem-estar e a saúde de todas crianças e releva igualmente a circunstância de, com a mesma, se estar a beneficiar principalmente os casais mais jovens", acrescentou, vincando que se trata também de um incentivo à natalidade.
Os utentes apenas têm de pedir uma receita aos médicos de família, com a qual levantam uma requisição na Câmara para irem a uma das farmácias do concelho adquirir a vacina a custo zero.
As doenças pneumocócicas matam quase um milhão de crianças por ano no mundo, 90 por cento das quais nos países em desenvolvimento.
0 comentários:
Enviar um comentário