Já habituados a levar a formação a várias entidades, os Bombeiros Voluntários de Barcelos decidiram partilhar o que sabem com os Bombeiros Municipais da cidade da Praia, de Cabo Verde.
Esta semana, 12 bombeiros da corporação caboverdiana estão aquartelados nos Voluntários de Barcelos e têm estado a receber formação em diversas áreas que vão desde as técnicas de socorrismo ao combate a incêndios urbanos e industriais.
O desafio partiu do Rotary Clube de Barcelos no sentido dos Bombeiros Voluntários de Barcelos cederem uma viatura à corporação da Praia.
Já não é a primeira vez que os Voluntários de Barcelos cedem uma ambulância a uma corporação de Cabo Verde, mas, desta vez , “quisemos ir mais longe” explicou ao ‘Correio do Minho’ o 2.º comandante, António Moreira, propondo formação e assegurando estadia e alimentação.
Assim nasceu esta parceria que trouxe a Barcelos um adjunto de comando e 11 bombeiros dos Municipais da Praia.
A formação começou com as técnicas de socorro, incluindo suporte básico de vida; desencarceramento e mergulho. Hoje, a ‘matéria’ é o combate a incêndios industriais e urbanos e decorre na unidade de formação dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde.
“Esta nossa partilha é gratificante, sobretudo porque para os bombeiros caboverdianos é uma mais-valia” realça António Moreira.
Fonte Correio do Minho por Teresa M. Costa
0 comentários:
Enviar um comentário