Portugal: Níveis de pólenes no ar vão estar muito elevados


A concentração de pólenes no ar vai estar muito elevada em todo o território continental e em níveis baixos a moderados nas regiões autónomas a partir de sábado, informa hoje a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Segundo o Boletim Polínico da SPAIC, para a semana, até 09 de maio, os níveis de pólenes vão estar muito elevados em todas as regiões do território continental.
Nos Açores e na Madeira os pólenes encontram-se em níveis baixos a moderados, com predomínio, nos Açores, para os pólenes de urtigas, pinheiro, plátano, cipreste e erva parietária e, na Madeira, para os pólenes de erva parietária, pinheiro, gramíneas e plátano.
A alergia ao pólen é causa frequente de manifestações alérgicas, que podem ser do aparelho respiratório (asma e rinite alérgica), dos olhos (conjuntivite alérgica) ou da pele (urticária e eczema).
O Boletim Polínico efetua a divulgação semanal sobre os níveis de pólenes existentes no ar atmosférico recolhidos através da leitura de vários postos que fazem uma recolha contínua dos pólenes em várias regiões do país.

0 comentários: