“Bai carta feliz buando
Nas asas dum passarinho
Cando bires o meu amor
Dále um abraço e um veijinho”
Cantou-se ao coração, vestiu-se a alma de mil e uma cores e feitios e serviu-se muita criatividade. A 11.ª Gala Namorar Portugal transformou-se numa noite mágica e, na passada sexta-feira à noite, ninguém ficou indiferente às setas do cupido sempre ao sabor das ‘Escritas de amor’. O amor andou mesmo no ar e parou na “noite maior” de Vila Verde, onde a emoção fez chorar corações.
Este ano, mais de 500 convidados viveram uma noite recheada de requinte. Logo na recepção, ao estilo ‘hollywoodesco’, com ‘red carpet’, hospedeiras e personagens encaminharam os convidados aos respectivos lugares. Este foi apenas o ‘começo’ de uma viagem mágica por um espectáculo de moda e cultura inesquecível.
Com uma decoração romântica e sofisticada, o menu especial foi servido a todos os que escolheram a gala mais romântica do país para desfrutar a noite de S. Valentim.
Natural de Vila Verde, a jornalista da TVI, Sofia Fernandes foi a escolhida para apresentar a 11.ª edição da Gala Namorar Portugal.
No palco brilharam, pela noite dentro, valores artísticos vilaverdenses, seguindo-se o desfile de mais de uma centena de criações finalistas do Concurso Internacional de Criadores de Moda. Entre os manequins da terra não faltaram as caras conhecidas de Maria Cerqueira Gomes (Porto Canal) Débora Monteiro (actriz e modelo), Débora Montenegro e Ricardo Guedes (mane- quins).
A animação contou com a participação do comunicador Hélder Reis que abriu o serão na companhia da Academia de Música de Vila Verde. A arte e cultura voltaram a subir ao palco com os dançarinos da Apolo de Vila Verde.
Seguiu-se a performance do Grupo Folclórico de Vila Verde, que representou a união entre a tradição e a modernidade, através da reconstrução histórica e do simbolismo do lenço de namorados na cultura minhota, em particular a de Vila Verde.
A par dos mais de 100 coordenados a concurso, não faltaram o desfile dos estilistas nacionais Nuno Gama, Nuno Baltazar, Fernando Nunes e Elsa Barreto, bem como o desfile de novos produtos Namorar Portugal: jóias de Marco Cruz Joalheiro e acessórios de moda de Marta Chambel.
Entre os mais de 100 coordenados que foram inscritos no XI Concurso Internacional de Criadores de Moda, bateu-se, este ano, outro número recorde ao nível das participações individuais: 24. Outro dos destaques foi para a participação de 10 escolas e entidades colectivas, duas delas espanholas (de Santiago de Compostela e de Bilbao). INEDI Design School, EASD Mestre Mateo, ATAHCA, Escola Secundária Artística António Arroio, Escola de Moda do Porto, Escola Profissional de Felgueiras, ETG Barcelos, CENATEX, Escola de Moda de Lisboa e Esprominho foram os 10 colectivos representados no concurso.
Os participantes apostaram em criações para o público feminino, mas também desfilaram quatro coordenados para criança e dois para homem.
Enquanto se esperava pelo “momento alto” da noite subiu à passerelle Lúcia Moniz. Acompanhada com a sua guitarra, a cantora aconchegou os corações... na noite mais romântica de Portugal.
António Vilela: “É possível transformar o passado em futuro”
A noite foi de festa e o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, não escondeu a alegria do sucesso de mais uma edição da Gala Namorar Portugal, inserida no Mês do Romance. A noite da passada sexta-feira foi de emoção, amor e, sobretudo, muita criatividade. “Os jovens provaram aqui, mais uma vez, que é possível transformar o passado em futuro”, confidenciou António Vilela, agradado com os mais de 100 coordenados que desfilaram na passerelle.
A internacionalização continua a ser a grande meta e objectivo do município. A marca Namorar Portugal “vai levar bem longe Vila Verde, a região e o país”, assegurou o autarca. “Temos aqui pessoas que representam empresas que estão instaladas a nível internacional e que estão a aproveitar os motivos dos lenços de namorados”, referiu António Vilela, esperando que esta seja a forma de afirmar a marca. “Estas âncoras passam por criar mais-valias nacionais e são uma forma de criatividade turística, criando assim novos produtos”.
Durante a cerimónia o presidente deixou o desafio aos produtores para divulgarem e venderem os seus produtos na loja on-line. “Estamos presentes em todo o mundo e na casa de todos. Por isso, aproveitem esta ferramenta gratuita, ajudando também a criar, todos juntos, uma marca mais valiosa e capaz de vencer neste mundo”, apelou o presidente esperando valorizar cada vez mais os produtos.
O presidente aproveitou a oportunidade para agradecer a criatividade com que os criadores brindaram as mais de 500 pessoas que participaram na festa. O ‘brinde’ especial foi também para as bordadeiras da Aliança Artesanal, “mulheres que ao longo dos anos têm mantido bem viva esta tradição e é a elas que se deve esta noite”.
As palavras de agradecimento chegaram também para os criadores que se associaram à marca Namorar Portugal que souberam “transportar os motivos dos lenços de namorados para 14 novos produtos”, que estão a ser apresentados ao longo deste mês. “A criatividade está a funcionar e temos pessoas criativas que conseguem pegar na tradição e transformar num n ovo produto de venda”, frisou ainda o autarca, mostrando-se entusiasmado com as “imensas surpresas em produtos”.
Fonte Correio do Minho por Patrícia Sousa (com notícia completa)

0 comentários:
Enviar um comentário