Vila Verde: Arranca hoje o ‘Mês do Romance’, iniciativa promovida pela câmara de Vila Verde


Arranca hoje o ‘Mês do Romance’, iniciativa promovida pela câmara de Vila Verde que inclui uma vasta programação inspirada no Lenço de Namorados, um ícone identitário do concelho.
A Rua do Castelo, em pleno centro da cidade de Braga, serviu ontem de palco para a apresentação deste projecto que tem vindo a conquistar cada vez mais público, sendo que agora a grande aposta é a internacionalização.

“Quando este evento começou, há 11 anos, o objectivo era divulgar o Lenço de Namorados e dinamizar a economia local. Ao longo dos tempos percebeu-se todo o potencial que a marca ‘Namorar Portugal’ tinha. Hoje tanto a marca como o ‘Mês do
Romance’ atingiram uma dimensão excelente, mas nós queremos sempre ir mais longe e por isso mesmo o nosso objectivo neste momento é apostar na internacionalização”, revelou a vereadora da Cultura da câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes.

Este objectivo está prestes a ser cumprido com uma exposição em Bruxelas, outra no Museu de Arte Contemporânea do Luxemburgo onde será exposta ‘A Cadeira dos Namorados’, e ainda com uma exposição que poderá chegar ao Brasil em Abril.

Ao todo este projecto conta com mais de meia centena de parcerias institucionais e empresariais, o que prova que esta é já uma marca “consolidada”, com “provas dadas”. “No início tínhamos de procurar parceiros e neste momento já são os parceiros que se querem juntar a esta marca pelo poder que ela tem e pela projecção que ela atingiu”, reconheceu Júlia Fernandes.

A marca ‘Namorar Portugal’ foi lançada há 11 anos, mas o ‘Mês do Romance’ vai na sua 5.ª edição, sendo que desta feita estão agendadas mais de 60 iniciativas que deverão decorrer ao longo de todo o mês de Fevereiro.

O programa encontra-se dividido por semanas temáticas (Amor, Tradição, Saudade e Aventura) e inclui a apresentação de 14 novos produtos. Entre estes encontra-se a Casa do Romance desenvolvida pela Uchi - empresa que se dedica à criação
de casas modulares. A Casa do Romance estará exposta em frente ao espaço Namorar Portugal (na futura Loja de Turismo de Vila Verde) e será decorada com produtos ‘Namorar Portugal’.

Trata-se de um showroom itinerante que depois do Mês do Romance poderá iniciar um périplo por outras cidades do país.

De acordo com a vereadora da Cultura, este é “um local de passagem e visita obrigatório”.

O ponto alto do evento será a Gala Namorar Portugal no dia 14, momento que consiste num concurso internacional de criadores de moda e desfile de criações de estilistas consagrados.

Além deste momento pode ser ainda destacado o Concerto de Gala ‘Mês do Romance’ com a Academia de Música de Vila Verde e com a participação de Hélder Reis dia 15, e o Concurso e Desfile de Acessórios de Moda que decorrerá dia 28.

Note-se que o programa é vasto e inclui diversos workshops, exposições e até alguns passeios como o percurso pedestre ‘Trilho da Nóbrega’.

No dia de ontem, a Rua do Castelo transformou-se no palco bracarense para a promoção deste evento. “Viemos namorar Braga e atrair novos públicos”, disse Júlia Fernandes. Associado a este evento está ainda o Pink Cake - o bolo oficial do Mês do
Romance, iguaria que foi ontem dada a provar aos bracarenses.

Esta iniciativa tem vindo a contribuir para a dinamização da economia local, abrangendo diversas áreas, desde o alojamento, restaurantes, bares e até escolas.

“Todo o comércio está envolvido e todos são convidados a mostrar o que têm de melhor”, referiu Júlia Fernandes.

Um dos parceiros deste projecto é a Associação Comercial de Braga (ACB), sendo que Domingos Macedo Barbosa reconhece o êxito do evento, sublinhando a importância das empresas criarem parcerias e aproveitarem estas iniciativas para
identificar novas oportunidades de negócio. “Hoje temos que ser muito criativos em todas as iniciativas, criando dinâmicas económicas.

Os empresários têm aqui uma oportunidade, é preciso estar atento, olhar para um evento e perceber uma oportunidade de negócio”, frisou o presidente da ACB.

0 comentários: