Europa: Passageiro português relata 'filme de terror' a bordo de voo da Ryanair (c/vídeo)


Um avião da Ryanair proveniente de Londres e com destino ao Porto esteve parado diversas horas em Stansted com os passageiros lá dentro, na sexta-feira.
O incidente terminou com a intervenção da Polícia, foi chamada pelos passageiros que estiveram fechados quatro horas "sem água, sem comida e sem ar condicionado". Veja o vídeo.

Os passageiros de um voo com destino ao Porto, da companhia "low cost" Ryanair, estiveram "presos" dentro do avião, em Londres, cerca de quatro horas, na noite de 14 de fevereiro. Segundo contam os passageiros, o voo, que devia ter partido do Aeroporto de Stansted, em Londres, por volta das 20.20 horas de sexta-feira, acabou por ser adiado sucessivamente devido ao mau tempo.


Começava aqui uma noite de pesadelo, como relatou ao JN Eduardo Serra, uma das pessoas a bordo. "O avião, que vinha do Porto, não pode aterrar em Londres e teve de ser desviado para o Aeroporto de East Midlands", explica, garantindo que foi dito aos passageiros que "o avião teria ido reabastecer e depois voltaria" para os apanhar.

Apenas por volta da meia noite é que os passageiros se puderam dirigir à porta de embarque. "A partir daqui é que começa o filme de terror", diz Eduardo Serra. "Estivemos desde a meia noite até muito perto das quatro da manhã dentro do avião, fechados, sem água, nem comida, nem ar condicionado", diz. As "desculpas" iam chegando pela tripulação, pois o "comandante nunca deu a cara" e esteve "sempre fechado no cockpit".

"Primeiro diziam que estavamos à espera do camião para reabastecer, depois era porque não havia ninguém no aeroporto para nos deixar sair e acompanhar de volta ao terminal". "Desde as 20.20 até às 4 horas sempre com desculpas e mais desculpas e sem se preocuparem com os passageiros, que incluiam várias crianças, bebés e idosos", garante.

Com o passar do tempo, os passageiros começaram a ficar agitados e, perante a impossibilidade de abandonarem o avião, decidiram tomar medidas. "Isto foi até ao ponto em que alguns passageiros chamaram a Polícia, dizendo que estávamos presos dentro do avião e que não nos deixavam sair".

Após algumas tentativas de contacto, a Polícia chegou e "deu um prazo de quinze minutos para que o aeroporto trouxesse alguém para retirar os passageiros do avião". "Como isto não aconteceu, foi a própria Polícia que nos tirou do avião e arrombou a porta do terminal", indica Eduardo Serra.

Já dentro do edifício, os passageiros recebem a informação de que um novo voo tinha sido marcado para as seis da manhã. "O facto é que nunca apareceu indicação e cerca de trinta pessoas acabaram por perder o voo", sendo que dessas, 17 só voltaram a embarcar às 20.20, 24 horas depois do previsto.

Quem se apercebeu do embarque voltou a entrar no aparelho "por volta das 6.30 horas", mas ainda não era desta que iam levantar voo. "O capitão pediu a todos os passageiros que tinham malas no porão para saírem do avião e irem identificar as suas malas. Tivemos de ficar mais quase uma hora e meia presos dentro do avião", reclama. O voo apenas descolaria perto das oito horas e chegaria ao Porto às 10.30 horas.

Sobre as 12 horas de atraso, "nunca ninguém da companhia falou". "Ninguém da companhia aérea veio falar connosco, nem explicar o que se estava a passar. Foi uma enorme falta de respeito para com toda a gente", assegura Eduardo Serra.

Em comunicado, a Ryanair pediu "sinceras desculpas" a todos os passageiros "afetados pelos atrasos causados pelo mau tempo" e que "estavam fora do nosso controlo". Este voo foi, diz a companhia aérea, atrasado devido às condições climatéricas, que obrigaram a diversos desvios de rota para Stansted e "tiveram um impacto significativo nas operações" do aeroporto. "O voo foi atrasado novamente por causa de um problema com o abastecimento no aeroporto", acrescentam.

Já o Aeroporto de Stansted, em declarações ao JN, também menciona os voos que tiveram de ser desviados para o local, tornando o dia 14 de fevereiro num dia "extremamente preenchido", mas garante que "o aeroporto de Stansted está aberto 24 horas e continuou aberto durante a noite de sexta-feira".

O incidente está a gerar algum "buzz" nas redes sociais, com a partilha recente de um vídeo a explicar o que aconteceu pelo ponto de vista dos passageiros. O vídeo, publicado no Youtube na terça-feira, já conta com mais de 247 mil visualizações e mais de duas centenas de comentários.

A indignação dos passageiros não deve ficar por aqui. Os visados uniram-se num "grupo de Facebook" e têm "juntado vídeos e fotografias" que captaram dentro do avião e no terminal. Eduardo Serra, por exemplo, já pediu o reembolso do dinheiro da viagem e vai "falar com os outros passageiros" para, eventualmente, fazerem "uma queixa em conjunto".

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