Vila Verde: Câmara de Vila Verde aprecia e vota proposta de Código de Conduta Administrativa


A Câmara Municipal de Vila Verde aprecia e vota, esta segunda-feira (06 de Janeiro de 2014), uma proposta de Código de Conduta Administrativa, da autoria dos membros do Executivo liderado pelo Dr. António Vilela.
«A elaboração desta proposta de Código de Conduta Administrativa tem como principal objetivo reunir, num enunciado claro, conciso e acessível, os princípios de boa administração e deveres éticos e deontológicos inerentes à atividade administrativa que devem guiar a conduta de todo o agente público nas suas relações com os cidadãos», refere a nota introdutória da proposta.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, esclarece que “a proposta que vai ser apreciada e votada em reunião de Câmara constitui um relevante guia de referência por que se deve pautar a conduta da administração e deveres éticos e deontológicos do município e visa essencialmente conferir ainda maior transparência e equidade na prestação de serviços públicos aos cidadãos”.

O Edil admite que “a questão dos conflitos de interesses, no setor público, a par da problemática dos défices de transparência e da corrupção, tem vindo a assumir um lugar de destaque em Portugal e na comunidade internacional, devido à evolução da relação entre o cidadão e o Estado.”

O Dr. António Vilela lembra também que, em nome da equidade e do aumento da confiança dos cidadãos nos serviços do município, “a Câmara Municipal foi pioneira na região em matéria de reestruturação e modernização dos serviços municipais, no sentido de os agilizar e de os tornar mais céleres e eficazes nas respostas às solicitações de todos os utentes, o que trouxe ainda evidentes ganhos em termos de transparência.”

Na perspetiva do Edil, “a Certificação dos Serviços e os esforços que têm vindo a ser feitos, nos últimos anos, para os tornar cada vez mais eficientes, representam uma inegável mais-valia para funcionários e utentes e serão agora reforçados com um código de conduta e de boas práticas e métodos eficazes de combate à corrupção e de consolidação de uma cultura administrativa de qualidade, rigor e transparência ao serviço dos cidadãos.”
O Dr. António Vilela frisa igualmente que “o profissionalismo e a dedicação dos funcionários municipais, que têm sido um fator fundamental do sucesso das medidas de modernização e reorganização administrativa implementadas pelo município de Vila Verde, vão novamente ser determinantes para que o relacionamento dos Serviços Municipais com todos os utentes se desenvolva na base de uma ainda maior proximidade, lealdade e confiança mútuas”.

0 comentários: