A peruca não escondia uma careca ou um cabelo mal-amanhado, afinal, destinava-se a disfarçar mais de um quilo de droga per capita.
O esconderijo revelou-se um trabalho bastante profissional, de tal forma sofisticado que a polícia espanhola resolveu divulgar hoje o vídeo do processo de desmantelamento.
O método pode ser muito elaborado, mas as duas portuguesas que o usavam para transportar droga, Lizandra Solange de 18 e Daniela de 28 anos de idade, acabaram por ser detidas, no aeroporto de Barajas, em Madrid, vindas de S. Paulo, no Brasil, uma no dia 22 e outra a 23 de dezembro, disse ao Expresso um porta-voz da polícia espanhola.
Cada uma transportava, entre o couro cabeludo e a peruca, 1,20 quilogramas de cocaína. A droga estava acondicionada em seis pacotes, cozidos e sustentados por tranças do cabelo natural, cujo conjunto foi coberto com fita adesiva negra para se colar à cabeleira falsa.
"Este novo método de transporte de estupefacientes é muito elaborado e de difícil deteção devido ao realismo do falso cabelo", diz a polícia nacional espanhola num comunicado sobre a detenção e apreensão da droga.
No ano passado, "Adriana Pimpim", uma traficante droga conhecida nas ruas de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, no Brasil, foi apanhada usando o mesmo método para passar droga.
Adriana Ferreira Nunes, de 23 anos, foi detida no dia 25 de junho pela Polícia Municipal que lhe descobriu, debaixo em pequenas embalagens debaixo da peruca, cocaína e uma substância semelhante à canábis. Segundo, a edição digital do jornal brasileiro "Circuito Mato Grosso", o pagamento das drogas era feito com um telemóvel.
Em março deste ano, uma mulher nigeriana, de 66 anos, foi detida num hotel de Istambul, na Turquia, usando o mesmo método. Na peruca, levava cerca de um quilo e 40 gramas de cocaína.
Outro caso, um pouco mais longe, passou-se no dia 25 de setembro de 2012, quando duas mulheres foram presas no Aeroporto Internacional de John F. Kennedy, em Nova Iorque, nos EUA.
As mulheres, que vinham da República da Guiana, na América do Sul, tinham um comportamento suspeito. "Quando pedi para remover a peruca (a uma das mulheres), disse-me que não o podia fazer porque as embalagens de droga estavam cosidas à peruca", contou ao "The New York Post" o oficial da polícia norte-americana
Veja o vídeo da Polícia Nacional de Espanha
0 comentários:
Enviar um comentário