Milhares de pessoas passaram, ontem à tarde, pelo recinto da Festa das Colheitas, em Vila Verde, naquele que foi o último dia do certame.
O evento, disse em forma de balanço final o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, foi um sucesso.
“O balanço é bastante positivo. Tivemos uma forte participação de promotores e expositores e estamos a ter uma grande afluência de público. Há dois espaços (o recinto junto à Escola Profissional Amar Terra Verde e a praça em frente ao Tribunal, onde esteve em directo, durante a tarde, a TVI) completamente cheios”, disse o autarca.
António Vilela afirmou, ainda, que estava “satisfeito com um evento que cumpriu os objectivos de promover Vila Verde pela positiva em todo o lado. Este evento foi uma espécie de homenagem ao mundo rural”, disse o autarca vilaverdense, que se deslocou à feira na companhia da vereadora Júlia Fernandes.
Os dois autarcas estiveram em directo no programa da TVI ‘Somos Portugal’, onde tiveram oportunidade de promover os produtos tradicionais de Vila Verde, em especial a gastronomia e o artesanato. À apresentadora Cristina Ferreira foi entregue um lenço dos namorados.
Já no recinto da festa, António Vilela teve oportunidade de mostrar os d otes de cortador de madeira.
O último dia do evento ficou também marcado pelo encontro de tocadores de concertina. Pelo palco do recinto passaram 34 grupos vindos de várias partes do país, num dos que foi encarado pela organização como um dos maiores encontros de tocadores de concertinas.
O último dia da Festa das Colheitas foi, ainda, marcado pela primeira edição do concurso ‘Sabores da Minha Terra’.
A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Vila Verde, em colaboração com a Associação dos Amigos do Museu Terras de Regalados (AMUTER). “Convidamos todas as pastelarias do concelho a apresentarem doces feitos com base em produtos locais como o feijão, a abóbora ou a chila”, disse Delfina Mendonça, técnica responsável pela organização do concurso. O objectivo, acrescentou a mesma responsável “é dar expressão às pastelarias e promover o concelho de Vila Verde.”
O êxito desta primeira edição fez com que a organização já pense em manter o concurso no próximo ano. “Procuramos pastelarias que cumpram os requisitos de originalidade, criatividade, paladar e cheiro. Vamos ter um júri especializado. A nossa intenção é transformar a Festa das Colheitas num evento de interesse turístico”, salientou Delfina Mendonça.
Fonte Correio do Minho por Miguel Viana

0 comentários:
Enviar um comentário