Portugal: Região Norte e o Minho cada vez mais procurados por turistas nacionais e estrangeiros (via TVMinho)

Lagoas Gerês - Minho - Portugal

De acordo com o balanço de férias de verão desenvolvido pela Homelidays, a Beira Litoral e o Minho foram as regiões que registaram as maiores subidas em termos de procura de alojamento para férias, por parte dos portugueses, com +72% e +45% respetivamente, em comparação com os dados de 2012.

A região Norte como destino de férias entre portugueses também registou um crescimento de 38% de pedidos de reserva este verão em relação ao período homólogo de 2012.

O top três das regiões que registaram um crescimento ao nível da procura por parte de quem visitou o nosso país é constituído pelo Algarve (+47%), Minho (+21%) e a Região Norte/Douro (+ 7%).

Póvoa do Varzim (+60%), Figueira da Foz (+47%) e Esposende (+41%) foram as localidades da região norte que receberam mais pedidos de reserva de turistas estrangeiros para o verão 2013, registando um aumento em comparação com o verão de 2012. Já as localidades preferidas pelos turistas nacionais foram Vila Praia de Âncora (+40%), Póvoa do Varzim (+34%), e Figueira da Foz (+16%).

O mesmo estudo revelou ainda que este ano, a maioria dos portugueses fez férias “cá dentro”. 86% dos turistas nacionais optou por ficar por Portugal e em localidades próximas da área de residência. No verão de 2012, 83% dos portugueses tinham elegido destinos nacionais para o período de descanso anual.

Este ano, a Homelidays registou um crescimento de +19% no número de reservas realizadas por portugueses para alojamentos em Portugal. Apenas 14% dos portugueses optaram por viajar para o estrangeiro.

As conclusões apresentadas pela Homelidays demonstram que os portugueses estão cada vez mais rendidos à opção de arrendamento de casas particulares para férias, paralelamente à preocupação em reduzir custos, quer com as viagens de avião, em combustível ou até mesmo com as portagens.

As companhias aéreas low cost, com voos económicos, o custo de vida local mais baixo do que no norte da Europa e a boa hospitalidade do povo português, conquistaram a preferência dos turistas europeus, nomeadamente franceses e espanhóis.

De acordo com Sofia Dias, responsável pela Homelidays para o mercado português, “Estamos muito satisfeitos com os resultados apurados pelo balanço de verão 2013. A Homelidays registou uma subida no número de proprietários inscritos, a nível global de 13%, em relação a 2012, o que confirma o seu sucesso neste setor de atividade. Portugal assume-se como o quarto país com mais peso na procura de casas para alugar em toda a europa, representando 11%”.

Uma outra tendência revelada pelo estudo da Homelidays foi o facto de os portugueses terem efetuado reservas de última hora. As reservas last minute destacam-se de forma bastante acentuada. O número de turistas nacionais a fazer reservas de última hora aumentou face ao ano passado: a maioria das reservas efetuadas pelos portugueses em julho e agosto (52%) foram para estadias a realizar nos mesmos meses (mais do que os 45% registados em 2012). No entanto os países vizinhos não seguem esta tendência: 61% dos espanhóis e 70% dos franceses optaram por fazer as reservas antes do dia 1 de julho para estadias em julho e ou agosto.

O custo médio de arrendamento, por semana, rondou os 780 EUR e a duração média das estadias foi de 8 dias, número idêntico ao registado no verão passado.

A mesma responsável adianta ainda que “a modalidade do arrendamento de casas particulares para férias é uma opção cada vez mais frequente e universal. O número de turistas portugueses que reservam casa para férias através do nosso portal, tem vindo a aumentar de ano, para ano. O atual contexto económico alterou também o modo de “fazer férias”. Os turistas procuram experiências de férias diferentes, mas ao mesmo tempo económicas. Ficar alojado num barco, moinho, chalé ou vivenda com piscina é possível. Passar férias com um grupo de amigos ou família numerosa deixou de ser um problema. No portal Homelidays pode escolher a tipologia de alojamento que mais se adequa às suas necessidades e ainda reduzir de forma significativa as despesas diárias, uma vez que pode fazer as refeições em casa ou dividir o valor da estadia por todos. A título de exemplo, uma vivenda no Estoril a 5 minutos da praia, para 6 pessoas com 200m2, esplanada, jardim, estacionamento para 3 carros, pode custar desde 20€ por pessoa por noite.”

0 comentários: