Quer emigrar mas está farto de fazer contas aos salários, o que vai pagar de renda, as horas de trabalho, o ambiente e o trânsito nas cidades que tem em mente? A lista elaborada pela consultora Mercer pode ser uma ajuda, já que ordena as cidades com melhor qualidade de vida do mundo de acordo com os critérios financeiros, de segurança, ambiente e qualidade de serviços.
Para quem sai de Portugal, esta é, provavelmente, a cidade mais distante da lista. No entanto, já é o quarto ano que a capital neozelandesa, Auckland, é escolhida pela Mercer como a terceira melhor metrópole do mundo para viver. Uma repetição que pode fazer com que a mudança para o outro lado do mundo valha a pena.
Ao contrário de Viena e Zurique, a primeira e segunda cidades da lista, Auckland sofre de uma falta de profissionais especializados que o pode ajudar a encontrar um emprego com mais facilidade. Por outras palavras, se o seu ofício está incluído na lista de profissões necessárias ao país, o Governo neozelandês não só permite, como facilita e até agradece que imigre.
O Carrers NZ é a página oficial para orientação profissional para todo o país, onde encontra a tal lista de profissões com o visto facilitado (Jobs in skill shortage), assim como dicas de adaptação do seu currículo à realidade do país, uma ficha técnica de mais de 600 profissões e a melhor forma de entrar, passo a passo, nesse mercado de trabalho.
Para além desta web, os estrangeiros que queiram emigrar para o país podem também consultar o New Kiwis, uma web de ofertas de trabalho só para estrangeiros – com a vantagem de boa parte ter em conta que os candidatos ainda estão no país de origem (veja a secção Global).
Para procurar emprego em pé de igualdade com os locais, o SEEK.NZ é o site com mais ofertas de emprego no país – com mais de 7 mil em Auckland. Os classificados do diário New Zeland Herald, um dos mais vendidos do país, são outra boa opção. Na web deste jornal também pode encontrar mais detalhes sobre o estilo de vida na capital. Aqui, por exemplo, o jornal resumiu em 100 pontos, as atrações que jornalistas e leitores mais gostam em Auckland – desde as melhores lojas a museus, passando por parques e zonas da cidade para passear.
Se já está decidido a mudar-se, o próximo passo é consultar o TradeMe.co.nz. Como o subtítulo “Where Kiwis Buy And Sell” indica, aqui compra-se, vende-se e procura-se de tudo. Desde pessoas que queiram dividir apartamento até mobília em segunda mão para a nova casa. É útil, sobretudo, para consultar os preços do mercado imobiliário e fazer contas ao custo de vida em Auckland.
Vídeo com guia da cidade de Auckland na Nova Zelândia

0 comentários:
Enviar um comentário