Vila Verde: Manuel Carvalho da CDU quer ser vereador em Vila Verde (via T.H.)


A CDU quer eleger um Vereador nas próximas eleições autárquicas em Vila Verde. Manuel Carvalho lidera a lista, sendo apontado como "alguém que marcará a diferença e que constituirá uma oposição a sério. A oposição que faz falta na Câmara de Vila Verde".
A CDU de Vila Verde volta a apostar nas mesmas figuras. Manuel Carvalho, sindicalista e actual coordenador da estrutura, encabeça a lista para a Câmara, ao passo que Martins Costa, advogado e independente, volta a liderar a candidatura da 'coligação democrática unitária' à Assembleia Municipal. 
Os cabeças-de-lista dos comunistas vilaverdenses foram apresentados na passada sexta-feira, dia 13 de Maio, num espaço de restauração da Vila de Prado. Estiveram presentes cerca de três dezenas de militantes e apoiantes. 

Objectivos

O menu – bem minhoto e marcadamente vilaverdense (um arroz de pica-no-chão regado com bom vinho verde) – inspirou o candidato. Manuel Carvalho declarou aos camaradas que "a hora é de trabalhar, e muito". E apontou três objectivos políticos: "retirar o poder absoluto ao PSD, acabar com o deficit democrático nos Órgãos Autárquicos e eleger mais elementos da CDU para os futuros órgãos autárquicos". 
Com base nestes objectivos, Manuel Carvalho revelou a intenção de concorrer ao maior número possível de freguesias, em especial às mais populosas e mais simbólicas; e de obter mais votos, elegendo mais elementos para as Assembleias de Freguesia e Assembleia Municipal". E destacou o objectivo de "eleger um Vereador da CDU que marque a diferença e constitua uma oposição a sério". 
Quando o frango pica-no-chão já se encontrava prestes a ser servido aos convivas, Manuel Carvalho insistia junto da nossa reportagem a intenção de "manter o combate às taxas ilegais da Misericórdia" e de "exigir medidas urgentes tendentes a salvar o Rio Homem; nomeadamente, um Plano para a sua despoluição". Em matéria ambiental, os comunistas de Vila Verde incidirão a sua campanha e estratégia futura "na defesa dos cursos de água, das praias fluviais e na recuperação ambiental das Lagoas de Carvalhinhos". Defende igualmente "uma rede de saneamento básico que cubra pelo menos 50% (2/3) do Concelho nos próximos dois anos". 

Rede Social, PDM e Urbanização 

A candidatura comunista fala ainda da necessidade de "alargar a rede social de apoio a crianças e idosos. É ainda necessário apoiar a lavoura em todas as suas vertentes e incentivar as actividades económicas no Concelho, fazendo da ExpoVerde um certame de apoio a todas as actividades do Concelho e não uma feira igual a tantas outras". 
No entender do candidato comunista, "é preciso incentivar a prática de actividades desportivas e de lazer, dotando as freguesias de estruturas para a satisfação dessas necessidades". 
O manifesto eleitoral comunista consagra, também, "o alargamento da rede de transportes públicos, em geral, e dos transportes escolares, em particular". E fala da necessidade de "tomar medidas para a dinamização do Comércio e do Turismo, com o alargamento do URBCOM; continuar a batalha pela criação de um nó da A3 a sul do Concelho e pela construção da Variante a Vila Verde; redefinir o PDM; e avançar com os Planos de Urbanização de Vila Verde, Vila de Prado e Vila do pico de Regalados". 

Oposição que faz falta 

Manuel Carvalho aponta as suas baterias para o PSD, mas não esquece que "as políticas de alianças do PS com o PP, durante e após a 'era cerqueirista', criou todas as condições para que o PSD obtivesse o poder absoluto". Mostra-se, por isso, pouco confiante em retirar o poder ao PSD, embora acredite que "é possível retirar o poder absoluto ao PSD". 
No entanto, declara que "o PS e o PP não foram oposição consequente ao PSD nos últimos anos, não se conhecendo iniciativas nesse sentido". Daí concluir que "a CDU é a oposição que faz falta na Câmara". Acredita, por isso, que "os vilaverdenses vão premiar o trabalho da CDU nos últimos anos, uma vez que foi a única e verdadeira oposição ao PSD".
Ora, a conversa já ia longa. E, já com o pica-no-chão na mesa, Manuel Carvalho voltou para junto dos camaradas. E os jornalistas partiram com a sensação de que aquele galináceo deveria encher as medidas de qualquer candidato.

Celestino Gonçalves em Prado 

O sindicalista Celestino Gonçalves é o candidato da CDU à Junta de Freguesia da Vila de Prado. A confirmação foi feita no decurso da apresentação das candidaturas da 'coligação' à Câmara e Assembleia Municipal. 
"A apresentação dos candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipal acontece em Prado e não é por acaso", revelou Manuel Carvalho. Acrescentou que "é uma localidade que precisa da CDU, de uma voz forte e empenhada. Esta tem sido uma freguesia esquecida, há ainda muito por fazer". Compete a Celestino Gonçalves voltar a dar voz aos anseios locais. 


CDU de Vilarinho pede contas de 2004

O eleito da CDU na Assembleia de Freguesia de Vilarinho acusa a Junta de Freguesia local de ainda não ter apresentado o Relatório de Contas de 2004 e de ainda não ter convocado a Assembleia de Freguesia para esse efeito.
"A Lei estabelece como prazo limite para discussão e votação desses documentos até ao final do mês de Abril", relata o eleito local da CDU. Acrescenta que, "pelos vistos, em Vilarinho, nem o Presidente da Junta nem o Presidente da Assembleia se preocupam com isso". A CDU considera que "é falta de respeito pela Lei e pelos Órgãos Autárquicos".

0 comentários: