Sabariz: Acolhe nova edição da Festa do Caldo do Pote (via C.M.)


Dezenas de homens e mulheres de Sabariz, no concelho de Vila Verde, têm prontos os potes de ferro para confecionar os mais variados caldos à moda antiga. Num espaço ao ar livre, os potes vão ser colocados sobre fogueiras. Cada ‘cozinheiro do povo’, de forma improvisada e sem recurso a qualquer utensílio elétrico, vai fazer o seu caldo.

São mais de 20 caldos diferentes que podem ser provados na Festa do Caldo do Pote de Sabariz, uma iniciativa integrada Na Rota das Colheitas que percorre as freguesias do concelho de Vila Verde com manifestações da tradição popular.

Nesta terceira edição da Festa do Caldo do Pote - lançado e organizado pela Junta de Freguesia e pela Associação Popular de Sabariz -, as gentes de Sabariz vão contar com uma ajuda extra de vizinhos da Associação de Freguesias do Vale do Homem.

O evento terá ainda uma feirinha de produtos do campo expostos por pequenos agricultores locais.
Com garantia de grande animação popular e muitos bons sabores da cozinha tradicional campestre do interior minhoto, a Festa arranca a partir das 15h00 com a Feirinha. Os caldos começam a ser preparados e prontos a servir às 18h00.

Com potes em ferro de 12 até 50 litros, serão confecionados mais de 600 litros de caldos. A listagem integra caldos como: de Feijão Branco com Repolho, de Feijão Vermelho com Couve Galega, de Pedra, de Galinha, à Lavrador, à Camponesa, de Ossobuco, de Feijão do Campo, Verde, de Rabo de Boi, de Domingos de Ramos, de Ministros, de Bacalhau, de Feijão Miúdo com Castanhas e de Nabiça com Costela.

A Festa decorre no recinto envolvente à sede da Junta de Freguesia de Sabariz, com entrada livre. Para aceder a todos os caldos, os visitantes apenas têm de adquirir uma malga, pelo preço de três euros, com direito a um kit que inclui ainda, além da colher, broa de pão e duas bebidas.
Na festa, os convivas podem ainda provar pataniscas de bacalhau feitas ao lume a lenha e bolos oferecidos pela população local.

0 comentários: