Mundo: Bin Laden escondeu-se durante anos debaixo de um chapéu de cowboy (via RTP)


Um relatório paquistanês agora conhecido revela falhas dos serviços de informações que durante anos permitiram a Osama Bin Laden manter no complexo de Abbottabad, próximo da capital Islamabad, habitação permanente com o seu núcleo mais próximo, incluindo esposas, filhos e netos. Desde a forma como escapou a uma operação stop da polícia até ao uso de um chapéu de cowboy para não ser reconhecido a partir dos céus, a investigação independente revela um sem número de facilidades concedidas ao líder da al Qaeda.
A equipa de investigadores começou a trabalhar neste relatório logo um mês após a eliminação de Bin Laden por uma equipa especial de militares norte-americanos, na madrugada de 2 de maio de 2011. Desde então foram realizadas centenas de entrevistas, incluindo interrogatórios a familiares do fundador da rede terrorista e funcionários paquistaneses.

Desde logo, é lançado um manto de vergonha sobre os próprios serviços de espionagem paquistaneses, mormente pela sua incapacidade em detetar o homem mais procurado do mundo. O alvo são os poderosos ISI (Inter Service Intelligence), os serviços secretos do exército. Muito se tem dito sobre uma eventual colaboração desta estrutura com Bin Laden, com muitas vozes a defenderam que sem ela não seria possível a Bin Laden manter-se num mesmo local – precisamente o complexo residencial de Abbottabad - desde 2005 sem que fosse detetado.

“OBL (Osama Bin Laden) minimizou com sucesso qualquer indício da sua presença. O seu pequeno grupo de apoio misturava-se facilmente na comunidade. As suas esposas, filhos e netos raramente saíam do local onde viviam. Ninguém os visitava, nem sequer elementos de confiança da al Qaeda”, aponta o relatório.

Ficam no entanto dois episódios caricatos dos quase dez anos que passou no Paquistão. Um primeiro, em que a viatura em que seguia foi parada devido a velocidade excessiva por uma operação da polícia paquistanesa quando se deslocava ao bazar de Swat. Valeu na altura a desenvoltura de um dos seus lugares tenentes, que tratou de tudo com os agentes, testemunhou a esposa deste colaborador próximo de Bin Laden.

O segundo relato parte de uma das esposas do chefe da al Qaeda. Bin Laden, mesmo quando passeava no pátio da casa de Abbottabad procurava não se expor aos olhares que viessem dos céus. E fazia-o escondendo-se sob um chapéu de cowboy. Diriam as más línguas ou os apologistas das teorias da conspiração que é este o elemento que faltava para confirmar a relação da família Bin Laden com uma conhecida família texana: os Bush.

Fonte RTP por Paulo Alexandre Amaral

0 comentários: