Vila Verde: Freguesias exibiram tradições (via C.M.)



As maiores tradições rurais do concelho vilaverdense foram exibidas ontem à tarde em mais uma edição do ‘Cortejo da Tradição’ - um dos eventos incluídos no programa das Festas Concelhias do Santo António de Vila Verde. Mais de 20 freguesias participaram neste cortejo etnográfico e mostraram aos visitantes e turistas o património imaterial que ainda preservam. 

“É uma mostra ao vivo daquilo que as nossas freguesias têm de melhor em termos da nossa cultura popular e das suas tradições”, elogiou Júlia Fernandes, vereadora da Cultura da Câmara de Vila Verde, que assistiu ao cortejo, ao lado do presidente da autarquia, António Vilela. 
“As freguesias que estão a participar nesta iniciativa têm também um papel muito activo na ‘Rota das Colheitas’, por exemplo, Sabariz com a ‘Festa do Caurdo do Pote’, Marrancos com a Festa do Linho, Dossãos, com as Malhadas de Centeio, entre muitos outras., mas há muitas outras freguesias que se podem juntar e ajudar a consolidar este projecto”.

“O município tem apostado muito fortemente na tradição enquanto elemento diferenciador para a atractividade turística do concelho”, sublinhou Júlia Fernandes, indicando “que também se tem investido na modernidade e na inovação, por exemplo, com a Casa do Conhecimento, mas tendo sempre como base o nosso mundo rural e as nossas tradições, do que é autêntico e mostrando as nossas raízes às novas gerações”.

“As festas do Santo António têm sido um verdadeiro sucesso, atraindo milhares ao centro da vila para assistir a concertos como os do Canto d’Aqui e Quinta do Bill ou simplesmente para apreciar os festivais de folclore”.
A par e passo aproxima-se já mais uma Festa das Colheitas, que arranca no primeiro fim-de-semana com a Festa do Melão de Casca de Carvalho de Soutelo. Antes ainda e já no dia 20 Julho é inaugurado o Museu do Linho em Marrancos.

Fonte © Correio do Minho por Marta Caldeira

0 comentários: