Europa: Vila Verde estabeleceu Protocolo de Geminação com Saint-Mandé-Paris/França (via C.M.V.V.)


 
Saint-Mandé - Paris - França

Uma delegação alargada de autarcas vilaverdenses, liderados pelo Presidente da Câmara Municipal, Dr. António Vilela, deslocou-se, nos últimos dias, a Bruxelas/Bélgica, e a Saint-Mandé-França. Neste último caso, a visita serviu para proceder à formalização do Protocolo de Geminação com aquela localidade francesa, onde reside uma importante e significativa comunidade portuguesa, onde pontuam algumas famílias emigrantes naturais de Vila Verde.

Os cerca de 50 autarcas locais - Vereadores, Presidentes de Junta e outros eleitos locais – iniciaram a deslocação com uma passagem por Bruxelas, onde realizaram uma visita ao Parlamento Europeu, uma oportunidade para conhecer melhor o funcionamento daquele organismo e seus procedimentos/meios. 
A segunda parte da deslocação centrou-se na localidade francesa de Saint-Mandé, com quem Vila Verde formalizou um Protocolo de Geminação. 

«Existe uma importante, activa e determinante comunidade emigrante portuguesa em Sanit-Mandé, inclusive com associações muito activas, incluindo um rancho folclórico, que justificam o estabelecimento deste laço de amizade e uma aproximação maior entre as duas câmaras», sustentou, na altura, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela. O edil nota mesmo que «este Protocolo vem fortalecer os laços entre as duas comunidades irmãs e consolidar o projecto comum europeu, baseado numa mais estreita cooperação cultural e económica entre os dois municípis». 

O autarca de Vila Verde, que esteve acompanhado do seu homólogo francês le Maire Patrick Beuadouin, lembrou «a capacidade empreendedora dos portugueses nas “quatro partidas do Mundo”, como se comprova nesta comunidade, onde verificamos o trabalho e a capacidade de integração dos nossos concidadãos. Aliás, são olhados como um importante motor de desenvolvimento local. A eles deixo uma palavra de incentivo e de perseverança».

0 comentários: