Soutelo: Adere-Minho promover a igualdade construindo alicerces (via Correio do Minho)



Promover a igualdade de género e oportunidades através de acções de informação e sensibilização, abrangendo diversos públicos estratégicos, é o principal objectivo do projecto PICA — Promover a Igualdade Construindo Alicerces que a Adere-Minho está a promover desde Junho de 2011.
Com a duração de dois anos, o projecto chega ao fim em Maio, mês da mulher, e será pretexto para um conjunto de iniciativas que vão dar nota dos resultados alcançados no imediato. No entanto, este projecto visa também objectivos que só serão visíveis a longo prazo. “Este é um projecto que visa mudar mentalidades e isso não se consegue de um dia para o outro”, realça Teresa Costa, directora-geral da Adere-Minho, lembrando que muitas das acções levadas a cabo visaram directamente o público escolar, precisamente na tentativa de atenuar as diferenças de género o mais cedo possível.
A campanha para a comunidade escolar abrangeu, até agora, cerca de 2500 alunos dos 2.º e 3.º ciclos e visou prevenir a violência no namoro. O final do projecto não representa o fim destas sessões uma vez que a Adere-Minho mostra-se disponível para continuar a desenvolver estas sessões sempre que tal lhe seja solicitado.
Houve também algumas sessões para adultos, pois os pais também devem estar atentos ao fenómeno da violência no namoro, aprendendo a ler alguns sinais de que algo possa não estar bem com os filhos.
“Com estas sessões, percebemos que a violência no namoro existe e é preocupante que mui-tos jovens nem a assumam como tal. Quando está em questão, por exemplo, o controle do email, do telemóvel e até das contas nas redes sociais há violência, pode não ser física mas é psicológica e temos de combater este fenómeno de raiz”, explicou Teresa Costa.
Entre as novidades previstas para Maio está o lançamento de uma brochura relacionada com a promoção da vida pessoal e profissional e onde serão abordadas questões ligados ao direito ao trabalho, à assistência à família, a direitos como a maternidade e paternidade, entre outros aspectos. A brochura conta com prefácio de Rui Barreira, director do Centro Distrital de Braga da Segurança Social.
No encerramento do projecto vai também ser lançado também um resumo das conclusões do seminário ‘Igualdade de Género - O papel da comunicação social’.
Outra dimensão do PICA visou a divulgação de incentivos ao empreendedorismo feminino. Nestas sessões que têm decorrido em diversos pontos e com a colaboração de outras instituições o objectivo é chegar às desempregadas, explicando-lhes os benefícios dos gabinetes de inserção profissional, abordando as ofertas formativas que existem, assim como eventuais ofertas de trabalho. No entanto, o enfoque é colocado no empreendedorismo. “Através de exemplos práticos, temos mostrado como é possível criar o pró- prio emprego através das artes e ofícios tradicionais”, disse Teresa Costa.


0 comentários: