Pico São Cristovão: Encontro do Alambique vai ensinar a produzir aguardente (via JN)



Arte de fazer aguardente vai ser ensinada em Vila Verde no próximo sábado. A iniciativa, inserida na Rota das Colheitas e batizada de "Encontro do Alambique", pretende ensinar o fabrico artesanal da aguardente e vai decorrer às quatro da tarde em Carves na freguesia de Pico S. Cristóvão.
"Vão ser demonstradas e explicadas todas as fases da destilação", explica Luís Antunes, mentor da ideia, que pretende revelar "a arte do processo" que a partir da prensa das uvas chega a aguardente, que nos últimos tempo tem sofrido alguma modernização.

"É o caso da introdução de caldeiras que aceleram o processo, mas estas são alimentadas por fogueiras", assinala Luís Antunes, acrescentando que a tarde terá ainda a animação de concertinas e cantares ao desafio.

"Para além de aprender a fazer aguardente, as pessoas vão intervir na atividade. Colocando os restos das uvas (bagaço) nas colunas, pondo a lenha por baixo das caldeiras, para acender as fogueiras, e no fim vão provar a produção da tarde, acompanhada de castanhas", destaca o empresário de Vila Verde.

1 comentários:

Unknown disse...

boa
tenho um aqui no Brasil