Vila Verde: “Andar na moda não é só vestir bem” (via Terras do Homem)



A manequim vilaverdense Catarina Santos é o rosto da nova campanha publicitária da marca de vestuário ‘Fresh Jealous’ que chegou, em março, ao mercado português e europeu. É a segunda aposta de uma grande marca nesta jovem vilaverdense agenciada pela Face Models – empresa detida pela estilista Fátima Lopes – depois da Sumol ter lançado um outro trabalho com a participação de Catarina e que aposta na energia positiva dos jovens.

O percurso de Catarina Santos pelo mundo da moda começou a ser traçado tinha a jovem modelo apenas 16 anos, altura em que começou a participar nalguns desfiles a nível local. Nesse mesmo ano foi eleita Miss Lagars e, depois das críticas positivas que recebera, resolveu concorrer ao ‘Face Models of the year’, concurso lançado por Fátima Lopes para descobrir novos valores das passerelles.

Nascida a 5 de abril de 1993, Catarina Santos viveu em Braga até aos oito anos, altura em que veio para Vila Verde viver por força da atividade profissional do pai, Armando Santos – atualmente ponta de lança do Vilaverdense FC.

O ensino primário realizou-o ainda em Braga, no Externato Leonardo Da Vinci, prosseguindo depois os estudos na Francisco Sanches. O segundo e terceiro ciclos concluiu-os já em Vila Verde. Agora, Catarina, para além de uma carreira no mundo da moda, gostaria de abraçar um futuro ligado às artes e à representação, procurando ingressar num curso superior que lhe permita lutar por esse sonho.

Recordando o início do trajeto ligado às passerelles, Catarina Santos lembra que “tudo começou com pequenos desfiles para apresentação de coleções de lojas de comércio da região e de promoção de alguns bares, como o Autocarro Bar”. Na altura, esta jovem vilaverdense tinha apenas 15 anos.

“Comecei a tomar-lhe o gosto e pouco tempo depois estava a participar no concurso Miss Lagars. Venci esse concurso e ganhei um novo alento. De tal forma que, aos 16 anos, me inscrevi no ‘Face Models Of The Year’ e venci a etapa de Braga. Mais tarde, em Portimão, realizou-se o concurso que ditaria a escolha dos melhores, a nível nacional, e acabei por assinar um contrato de exclusividade com a empresa da Fátima Lopes, pelos cinco anos seguintes”, explicou.

A dois anos do término deste primeiro contrato com uma agência de renome a nível nacional, a jovem manequim vilaverdense acredita que a renovação de contrato poderá ser uma realidade, “tendo em conta a habitual forma de operar da empresa”. “Quando assinei o primeiro contrato era, inclusive, bem mais pequena do que sou agora. No último ano cresci sensivelmente oito centímetros. E devo-o, essencialmente à prática de desporto”, justifica Catarina Santos.

Desde o começo da sua ainda breve carreira, Catarina já participou em diversos castings para trabalhos na área da fotografia e promoção publicitária de produtos cá dentro, mas também lá fora, como acontece com empresas ligadas ao mercado angolano, de onde os seus pais são originários. Além disso, já participou nalgumas curtas metragens promovidas pela própria Face Models.

Numa rápida auto avaliação, Catarina Santos identifica-se como uma jovem confiante nas suas prestações. “Acima de tudo, julgo que o meu ponto forte é saber desfilar. Considero que tenho noção do que é preciso quando se está em cima de uma passerelle. Sou uma pessoa confiante quando estou a desfilar”, defende.


0 comentários: