Europa: Currículo Europass já era. Conseguir emprego pede originalidade (via jornal i)



Tinha um emprego estável na direcção de marketing numa multinacional, mas a vontade de evoluir falou mais alto. Orlando Andrade despediu-se e começou a procurar emprego em agências de comunicação. No entanto, em vez do tradicional curriculum vitae ou carta de apresentação, o jovem de 27 anos decidiu apostar numa abordagem mais criativa. Com a ajuda da namorada e de um colega, foi buscar às memórias de infância o famoso jogo “Quem é quem?”, adaptando-o à sua apresentação. Aos poucos, elementos do jogo como Barack Obama, Paulo Futre, Passos Coelho ou José Mourinho iam sendo eliminados até que restava uma única peça no jogo, esta com a cara de Orlando. Feito o vídeo, o candidato enviou-o para algumas agências, mas as respostas não foram empolgadas.

Já sem grandes esperanças, decidiu pôr o vídeo no Facebook, “apenas por brincadeira, para mostrar aos amigos”, contou ao i. No entanto, apenas numa manhã teve 20 partilhas e a partir daí tornou-se um fenómeno. “Foi aí que surgiram os contactos e acabei por ser contratado”, explicou. Esse emprego acabou por não durar muito tempo e actualmente Orlando trabalha como copywriter na agência de marketing de guerrilha Bazooka. “Sinto-me realizado e a fazer aquilo de que realmente gosto. Apesar de algumas áreas não dependerem da criatividade no recrutamento, é preciso não esquecer que a concorrência é forte e que é importante marcar a diferença”, salientou.

Para Ana Sofia Portela, directora-geral da Palmon Search, “os recém-licenciados enfrentam agora desafios adicionais”. A responsável da empresa de recrutamento das áreas comerciais e de marketing explicou ao i que mesmo o currículo enviado às empresas pode marcar a diferença pela apresentação. “É fundamental saber elaborar um CV que seja claro e evidencie as experiências pelas quais a pessoa passou e as competências que desenvolveu. Não vale a pena fazer um CV muito extenso e onde acabamos por não perceber o que é importante e o que é acessório”, aconselha. Já em matéria de entrevista, Ana Sofia Portela considera importante que o candidato esteja preparado ao nível da explicação do seu percurso e das suas características, de modo “a mostrar que está preparado para os desafios da função”. A directora-geral da Palmon aconselha ainda uma “auto-análise séria, de modo a identificar os pontos fortes do candidato como pessoa e as competências que a experiência nele desenvolveu”.

REDES SOCIAIS Não só a apresentação é importante, mas também os meios de procura podem marcar a diferença. As redes sociais vieram revolucionar essa mecânica e sites como o Facebook ou o Linkedin servem agora de base de dados e de plataforma para troca de informações sobre trabalho.

Em Espanha foi criada uma rede social para desempregados, o Parobook.com. Esta rede inspirada no Facebook funciona como ponto de encontro para pessoas desempregadas que queiram partilhar as suas experiências e fazer novos contactos. O funcionamento do site é bastante semelhante ao do Facebook, com chats, listas de amigos, mensagens e comentários semelhantes aos da rede social original. À semelhança do Parobook, foi criado em Portugal o Desempregados.net, que pretende ser um espaço de reunião, na internet, de pessoas desempregadas e de possíveis empregadores. No site criado por uma dupla portuguesa é possível encontrar oportunidades de emprego, negócios, part-time, histórias pessoais.


Fonte jornal i por Marta Cerqueira

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