Braga: Iniciativa conjunta de diversas associaçõe​s do concelho para uma dádiva de sangue (via TVMinho)




O Instituto Português do Sangue tem vindo a público demostrar a sua preocupação pela redução considerável de dadores de sangue, num gesto conjunto de sensibilização para esta matéria um número alargado de organizações de juventude de Braga pretendem realizar no sábado, 14 de Abril, pelas 10h30 no quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga, uma iniciativa de doação de sangue com objectivo de fazer um apelo público conjunto. Esta pretende ser um contributo concertado entre organizações de juventude com ideias e objectivos diferentes, de sectores e áreas de acção bastante diferenciadas, mas que têm em comum a representação e defesa dos jovens em diferentes níveis.

Independentemente de ideologias ou de prioridades, existe um factor que nos une, a preocupação pelo futuro dos jovens e do país, e é por isso que consideramos importante e estratégico este acto conjunto em nome de uma causa comum: dar aos portugueses, mais velhos e mais jovens um contributo que possa ajudar a salvar vidas.

O Sangue é um garante para a sobrevivência e funcionamento do organismo humano. Contudo ele ainda consegue ser um agente de homogeneização numa sociedade, porque independentemente da origem social, étnica, ou até mesmo da idade, ninguém está livre de escapar à necessidade de uma transfusão de sangue. Em momentos de necessidades não de estabelece diferenças entre cidadãos, simplesmente se depende da capacidade de resposta para salvar vidas, e assim sendo depois da situação a cima exposta, vários representantes de organizações de juventude de Braga reiteram a necessidade de reforçar todas as reservas de sangue, insistindo para que os jovens dêem o exemplo e seja dadores regularmente. Ainda, para mais num período em que os jovens reivindicam – e com razão – um papel mais interventivo e central na sociedade portuguesa, há que salientar que os direitos coexistem com deveres e responsabilidade. Portugal precisa de sangue jovem, e estes devem responder afirmativamente num gesto de cidadania

Queremos com esta iniciativa juntar as juventudes partidárias, a associação académica da universidade do Minho, as associações de estudantes, as associações juvenis, que não se esgotam na pura actividade política ou associativa, sendo fundamental saber sentir o pulsar da sociedade através de acções de cariz social e cívico. Assim, mobilizar-nos-emos em conjunto com outras juventudes congéneres para levar esta mensagem ao maior número de jovens. Para juntamente com as restantes jovens façamos cumprir este prepósito: Salvar vidas! 

Gostaríamos de poder contar convosco nesta mobilização de sensibilização da juventude bracarense, para uma causa que é de todos, pois a comunicação social tem um papel preponderante na divulgação desta nobre iniciativa antes e depois de ela acontecer. 

Francisco Mota (Juventude Popular) - 912618965

Valério Santos (Juventude Social Democrata) - 916927297

João Gilberto (Juventude Socialista) - 918892833

0 comentários: