Em Lindoso, Ponte da Barca, cumpre-se o mais tradicional Entrudo do País – o Enterro do Pai Velho, ritual ancestral.
Os festejos começaram ontem com um cortejo pelos caminhos da aldeia.
Amanhã, o desfile volta a sair às ruas pela manhã, enquanto que de tarde se realiza um baile animado por tocadores e cantadores ao desafio, e se representam cenas cómicas relacionadas com acontecimentos locais, não faltando os foliões disfarçados com trajes tradicionais.
A festa termina perto da meia-noite com o Enterro do Pai Velho e a leitura do testamento.
Depois de lido o testamento que satiriza publicamente situações que, durante o ano, andam nas bocas do povo, o Pai Velho é queimado numa grande fogueira, mas o seu busto, em madeira de castanho, não é queimado.
Rosto em madeira e corpo de palha, a figura do Pai Velho ficará guardada em local secreto, a cargo dos mais velhos da aldeia, até à festa do próximo ano.
Num ritual ancestral que se perde na memória dos tempos, o Pai Velho, mantendo-se fiel à sua tradição, já não é apenas uma manifestação popular numa pequena aldeia serrana, mas sim de um evento cultural com uma cada vez maior exigência em termos de imaginação, criatividade e inovação na sua organização.
Não faltam por isso motivos para visitar Ponte da Barca e celebrar o Entrudo no Lindoso, um dos mais animados da região e uma das últimas celebrações mais tradicionais do nosso país.
0 comentários:
Enviar um comentário