Vila de Prado: Eurodeputado José Manuel Fernandes 'deu' aula na E.B. de Prado (via Correio do Minho)



Em dia de S. Sebastião, a biblioteca da Escola Básica de Prado foi palco de uma aula diferente sobre a importância da participação cívica e política dos nossos jovens na resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, a cargo do deputado à Europa, Eng. José Manuel Fernandes. 

Utilizando como exemplo o seu próprio percurso político e de intervenção cívica, o eurodeputado lembrou que a escola tem um papel importante na formação de futuros cidadãos que terão de competir num mundo cada vez mais global, onde o conhecimento de outras línguas, nomeadamente o inglês, e o domínio de ferramentas informáticas serão uma mais-valia.

Para esta globalização, apontou o enorme contributo que tem sido dado pelas redes sociais, lembrando que estas são usadas para aproximar as pessoas e não devem ser usadas para afastar quem está próximo. “O contato pessoal, olhos nos olhos, deve ser sempre preferível ao uso das redes sociais”. 

Apresentou algumas iniciativas a decorrer em 2012, ano do envelhecimento ativo e da solidariedade intergeracional, com o apoio do Parlamento Europeu. Aproveitando a presença dos eleitos locais entre a assistência, lembrou que, de acordo com dados da Comissão Europeia, Portugal tem a maior percentagem de população de entre os países europeus que concorda que as autoridades locais deveriam apoiar mais as associações bem como as iniciativas que ajudem a tornar mais fortes as relações entre jovens e a população mais velha. 

Também as escolas deveriam promover melhores relações entre os mais novos e os mais velhos. Estas serão algumas das temáticas a abordar na Agenda 20 20 que o Eurodeputado apresentará na próxima sexta-feira, em Viana do Castelo.

Aberta a sessão ao debate, o Eng. José Manuel Fernandes esclareceu as dúvidas apresentadas por vários alunos, muitas delas relacionadas com a situação económica e financeira do nosso país e da Europa em geral, numa clara demonstração de participação cívica e de preocupação pelos assuntos que também os afetam.


*** Texto elaborado pela Escola ***

0 comentários: