Vila Verde: Deputado João Lobo profere palestra na EB 2,3 (Correio do Minho)

Parlamento Português

No dia 5 de Dezembro, pelas 15h00, o Deputado João Lobo proferiu uma palestra, no âmbito do projeto “Parlamento dos Jovens”, no polivalente da EB 2,3 de Vila Verde.

Subordinada ao tema “Como podem as redes sociais contribuir para combater a discriminação”, a iniciativa contou ainda com a presença e participação do Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, António Amaro, e da Vereadora do pelouro da cultura da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, que ocorre desde 1995, desenvolvida ao longo de cada ano lectivo com as Escolas de todo o país, em que pode inscrever-se qualquer Escola do universo do ensino público, privado e cooperativo, do continente, ilhas e fora de Portugal (luso-descendentes).

O programa culmina com a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República: uma sessão destinada aos alunos do ensino secundário e outra destinada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

Este programa conta, igualmente, com o apoio do Ministério da Educação, especialmente, ao nível das DRE’s, através da colaboração das Equipas de Apoio às Escolas, na preparação do Parlamento dos Jovens Básico e na organização das sessões distritais; bem como, com o apoio da Secretaria do Estado da Juventude e do Desporto, através do IPJ.

Este projeto de âmbito nacional conta, na EB 2,3 de Vila Verde, com

a coordenação da professora Joana Carvalho e envolve um total de 140 alunos distribuídos por 10 partidos que se apresentam a sufrágio, em contexto escolar, com propostas de medidas potenciadoras da utilização das redes sociais no combate às situações de discriminação.

O Deputado da Assembleia da República e também presidente da Assembleia Municipal de Vila Verde, perante uma plateia repleta de público jovem representante dos partidos participantes no projeto e de professores acompanhantes, teve oportunidade para explicar, genericamente, os moldes de funcionamento do Parlamento, nomeadamente a constituição do órgão, a representatividade dos vários partidos políticos, a intensa actividade desenvolvida pelas múltiplas comissões e as sessões do plenário e o processo de elaboração e preparação de leis.

Houve ainda tempo para João Lobo dialogar com os jovens alunos que colocaram ao palestrante uma série de questões de carácter prático sobre assuntos relativos às competências e atribuições dos deputados, assim como aspectos que se prendiam com a actual conjuntura económica e com os esforços que o Parlamento está a encetar para enfrentar este flagelo.
João Lobo salientou ainda a importância do trabalho que é diariamente realizado pelos parlamentares e preconizou uma crescente atenção ao incontornável fenómeno das redes sociais e a criação de legislação que regulamente criteriosa e rigorosamente o funcionamento das mesmas.


*** Texto elaborado pela Escola ***

0 comentários: