Portugal: Vieira do Minho é concelho que produz menos lixo a nivel nacional (via Antena Minho)



A Empresa Pública Municipal de Águas e Resíduos de Vieira do Minho (EPMAR) admitiu hoje que os “hábitos rurais” serão um dos principais fatores que justificam que o concelho seja o menor produtor de lixo do país.

“A população do concelho ainda tem muito o hábito de usar o lixo orgânico para alimentação dos animais ou para compostagem, sendo também muitos os que optam pelas queimadas nos seus próprios terrenos”, disse à Lusa André Le Goux, da administração da EPMAR.
Segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em Portugal foram recolhidos, em média, 517 quilos de resíduos urbanos por habitante em 2009, com Porto Santo (1633 quilos) e Albufeira (1315) a liderarem a lista por concelho e com Vieira do Minho (99 quilos) a dar o menor contributo.
Segundo André Le Goux, outro fator que poderá explicar a “perfomance” de Vieira do Minho tem a ver com a não recolha diária de lixo no concelho.
Em Vieira do Minho, o lixo é recolhido de segunda a sexta-feira na sede do concelho e em “dois ou três lugares limítrofes”, enquanto que nas restantes freguesias ocorre apenas uma ou duas vezes por semana, dependendo da sua dimensão.
“Isto também contribui para que as pessoas apenas enviem para aterro os resíduos que não podem ‘despachar’ em casa, porque ninguém gosta de ter o lixo acumulado à porta”, explicou o mesmo responsável.
Um nível de industrialização “consideravelmente baixo” é outra explicação para a “fraca” produção de lixo em Vieira do Minho.
De acordo com o INE, no total, foram recolhidos cerca de 5,5 milhões de toneladas de resíduos urbanos em todo o país, dos quais só 13 por cento foram provenientes de recolha seletiva.
Os municípios que apresentaram um valor de resíduos urbanos recolhidos superior a 800 quilos por habitante estão no Algarve (todos os municípios com exceção de Alcoutim, Monchique e São Brás de Alportel) e na Região Autónoma da Madeira.

0 comentários: