
Este ano a celebrar a sua 10ª edição, a Festa das Colheitas de Escariz S. Martinho distingue-se pela dedicação dos fiéis locais, ao elaborarem pequenos altares compostos por sementes e frutos, que começam a ser construídos cinco meses antes! A Igreja paroquial de S. Martinho é emparelhada com estas obras, verdadeiramente artesanais e minuciosas, que os autores oferecem à paróquia em honra dos santos. É das mais antigas manifestações de graças pelos frutos da terra e uma das mais criativas formas de honrar a ruralidade.
O programa deste ano da Festa das Colheitas de Escariz S. Martinho, que começa no sábado, 1 outubro, prevê um cortejo, com desfile de oferendas, concertinas e cavaquinhos. A exposição de arranjos dos alteres é inaugurada às 16:30, na Igreja. Meia hora antes, no campo, dá-se o corte do milho e merenda. A desfolhada coletiva desse milho está marcada para as 20:30 e pelo serão haverá Cantares ao desafio e concertinas, numa noite que promete atrair muitos populares.
O domingo começa com a eucaristia em ação de graças pelas colheitas, seguida da bênção do Santíssimo aos campos de Escariz. A Feira das colheitas onde estarão à venda os produtos agrícolas, o artesanato e o famoso vinho da maçã da freguesia está prevista para as 11:30, estendendo-se pelo resto do dia. Pelas 15:30 começa a Festa da Patanisca, junto às tasquinhas e a tarde será dedicada ao folclore, com a atuação de vários ranchos da região. A programação culmina com o concurso da especialidade da terra, a partir das 17H: o vinho de maçã.
0 comentários:
Enviar um comentário