
«Aqui estão os herdeiros da veia poética de Sá de Miranda». Foi deste modo que o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, se expressou, esta noite (30 de Abril de 2011), no decurso da Cerimónia de Apresentação do livro 'Lenços de Namorados: novas escritas de amor', obra das escolas do concelho de Vila Verde, após concurso lançado pela Câmara Municipal, com o alto patrocínio da empresa vilaverdense Diviminho. Ao lado do Presidente da Assembleia Municipal, Dr. João Lobo, da Vereadora da Cultura, Drª Júlia Rodrigues Fernandes, do apresentador da obra, o escritor José Ilídio Torres, e do Administrador da Diviminho, António Sá, perante uma sala repleta, o autarca fez questão de frisar que «esta é a prova da dinâmica das nossas escolas e do empenho dos seus professores, mais um importante contributo para a valorização e preservação das nossas tradições».
A obra hoje apresentada e premiada ‘nasceu’ do concurso promovido pelo Município de Vila Verde e da Proviver-EM junto das escolas do Concelho, sob o tema genérico 'Lenços de Namorados: novas escritas de amor' . O resultado foi a apresentação de mais de uma centena de trabalhos que evidenciam novas escritas de amor sob a égide do maior ícone cultural do concelho, os Lenços de Namorados.
«É de notar que a internet e as novas formas de comunicação estão bem presentes nos trabalhos vencedores, prova de que se conseguiu conciliar a tradição com a modernidade», fez questão de destacar o apresentador da obra, o escritor barcelense José Ilídio Torres. Aliás, destacaria mesmo «as belíssimas ilustrações» da obra. E fez nota de que «o livro é a prova de que Portugal é um País de poetas». Terminou deixando um conselho: «usem, abusem, descubram este livro, pois vale a pena! Não o deixem na estante a ganhar pó, pois – dessa forma – não cumprirá a sua função».
Numa acção animada pelo som da classe de violoncelos da Academia de Música de Vila Verde, coube ao Presidente da Câmara Municipal, Dr. António Vilela, referir-se a uma «obra que ficará para o futuro. Já muito se escreveu sobre os Lenços de Namorados, mas faltava algo feito pelas nossas crianças. Podemos estar seguros de que as nossas tradições, as nossas raízes, estão bem entregues».
O autarca não quis deixar de evidenciar «o empenho das escolas, dos seus professores e de toda a comunidade. Temos orgulho na forma como desempenham o seu papel na afirmação da nossa identidade, no crescimento intelectual das nossas crianças e jovens e na valorização das nossas raízes».
Não deixou de destacar «o apoio da empresa Diviminho, um parceiro no desenvolvimento económico do Concelho, da Região e do País e, em paralelo, um parceiro inestimável no apoio social e cultural».
O próprio administrador da Diviminho presente no acto, António Sá, afirmaria que «este apoio enquadra-se naquilo que é a cadeia de valor da empresa. Estamos nesta missão de alma e coração e queremos apoiar o meio em que nos inserimos». E vincou que «este livro demonstra a excelente qualidade e vitalidade das escolas do concelho de Vila Verde. As crianças são o nosso futuro e queremos construí-lo ao seu lado!».
Antes da Cerimónia de Entrega de Prémios, a Vereadora da Educação, Cultura e Acção Social, Drª Júlia Rodrigues Fernandes, quis deixa uma palavra «aos heróis desta publicação, os nossos alunos». No mesmo tom, o Presidente da Assembleia Municipal de Vila Verde, Dr. João Lobo, vincou «a qualidade da publicação» e assinalou «o envolvimento do meio (escolas, município, empresas) «para gerar mais-valia local».
Prémios
Eis a lista de vencedores do I Concurso 'Lenços de Namorados: novas escritas de amor':
1º CICLO
1º Prémio: Turma 19 do Centro Escolar Monsenhor Elísio Araújo
Menção Honrosa: Turma 18 do Centro Escolar Monsenhor Elísio Araújo
Menção Honrosa: Sandra Rafaela Borges Duarte (4º ano EB 1 Soutelo-Alívio/Agrupamento de Vila Verde)
2º CICLO
1º Prémio: João Carlos (nº 11 - 6º D / EB 2-3 Professor Amaro Arantes-Moure)
3º CICLO
1º Prémio: Pedro (nº 21 - 7º D / / EB 2-3 Professor Amaro Arantes-Moure)
Menção Honrosa: Nuno Silva (nº 12 – 9º B / / EB 2-3 Professor Amaro Arantes-Moure)
Menção Honrosa: João Marcelo Mota (nº 14 – 7º E / Agrupamento de Escolas de Vila Verde)
0 comentários:
Enviar um comentário