Europa: Rainha e Obama em Dublin no dia da Final da Liga Europa (Via MaisFutebol)


Ambiente tenso na Rep. Irlanda aguarda a chegada de Isabel II na véspera da final da Liga Europa. «O jogo está a ser desvalorizado», diz o embaixador português.

E, se de repente, a rainha de Inglaterra e Barack Obama roubassem todo o protagonismo a F.C. Porto e Sp. Braga em Dublin? Não, não é qualquer efabulação ou mera hipótese. Na verdade, isto é a mais pura das realidades. A capital da República da Irlanda engalana-se para receber a partir do dia 17 de Maio (véspera da final da Liga Europa) os dois chefes-de-Estado. E quase ninguém pensa em futebol na cidade.

A rainha Isabel II, soberana do território do Reino Unido da Grã-Bretanha, prepara-se para visitar uma região muitas vezes esquecida por Londres. O último monarca britânico a visitar território irlandês foi o rei George V, precisamente há 100 anos. Depois disso, o sul da Irlanda tornou-se independente (1921) e as relações com a Casa Real foram-se deteriorando até níveis preocupantes.

«A visita da rainha é muito especial. Estão a ser tomadas grandes medidas de segurança», confirma ao Maisfutebol Duarte Ramalho Ortigão, embaixador português em Dublin. «É a primeira vez que a Rep. Irlanda recebe um soberano inglês após a independência. Sei que vai haver grandes restrições nas movimentações a carro e a pé. A final não vai ser afectada, mas os irlandeses estão a desvalorizá-la.»

Fonte MaisFutebol por Pedro Jorge da Cunha com Vitor Hugo Alvarenga

0 comentários: