Portugal: 362.500 pessoas já responderam ao inquérito via Internet (Via DN)




Nos primeiros três dias de recenseamento, 362.500 mil pessoas entregaram os inquéritos dos Censos2011 via Internet, estando outras 166 mil declarações em processo de conclusão, divulgou hoje a presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Apresidente do INE, Alda de Caetano Carvalho, considerou que as respostas via Internet estão a acontecer a "um bom ritmo". Dados recolhidos até às dez da manhã de hoje apontavam para a recepção de 362.500 mil inquéritos. Além destes processos, "estão ainda em processo de declaração 166 mil processos", contou à Lusa Alda Carvalho. No primeiro dia em que foi possível responder via Internet, a 21 de Março, a página do INE acabou por bloquear, tendo conseguido responder cerca de 50 mil pessoas. Para Alda Carvalho, a elevada afluência ao site "resultou de algum mau entendimento sobre a data em que se podia fazer a entrega".
As respostas aos questionários criados para fazer um recenseamento geral da população e da habitação podem ser enviadas pela Internet até 10 de Abril e em papel até 24 abril. No entanto, a presidente do INE voltou hoje a pedir às pessoas para não deixarem esta tarefa para o último dia. Depois das dificuldades sentidas no primeiro dia, o acesso à página dos censos 2011 não tem levantado grandes problemas. "Claro que à noite, desde a hora em que as pessoas chegam a casa até por volta da 01:00, é mais difícil aceder, porque há muita gente a tentar. Mas durante o dia tem sido bastante fácil", contou à Lusa a presidente do INE.
Até segunda-feira, a linha de apoio do Instituto Nacional de Estatística (800 22 2011) registou cerca de 68 mil chamadas.

0 comentários: