
Desde segunda-feira, os cerca de 4500 utentes adstritos àquela ‘Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Sá de Miranda’ sentem uma melhoria substancial no acesso aos cuidados de saúde.
Acompanhado dos responsáveis pela Agrupamento dos Centros de Saúde Cabreira-Gerês, Dr. Custódio Lima, e do Director do Centro de Saúde de Vila Verde, Dr. Raul Borges, a nova unidade foi visitada para satisfação que as ‘gentes’ da Ribeira do Neiva e pessoal médico, de enfermagem e administrativo, auxiliar.
O novo espaço, edifício localiza-se na área próxima da ‘antiga’ Extensão de Saúde, aproveitando uma zona do antigo edifício da Escola Primária e uma área de terreno cedida pela Paróquia e representa um esforço público que ultrapassa um milhão de euros.
Com uma comparticipação do Ministério da Saúde de 250 mil euros, dos quais 200 mil foram para a obra e 50 mil para instalação do mobiliário, coube ao Município, à Paróquia e à Junta de Freguesia de Duas Igrejas reunirem condições financeiras e logísticas para garantir a obra. Para o efeito, estes organismos estabeleceram um protocolo de cooperação financeira, que resultou na obtenção das condições financeiras e na disponibilização da parcela de terreno necessária à concretização do referido edifício.
A Extensão de Saúde foi construída de raiz, com hall e sala de espera, atendimento público, zona administrativa, gabinetes médicos (3+1) e de enfermagem (4), casas de banho, espaços de logística, etc.
Vila de Prado, Escariz S. Martinho e Ribeira do Neiva
A construção da nova Extensão de Saúde da Ribeira do Neiva enquadra uma série de investimentos nas áreas da Saúde e Assistência Social contratadas com os respectivos Ministérios pela Câmara Municipal de Vila Verde nos últimos anos.
Entre 2002 e finais do ano de 2005, foram lançadas as obras de construção das novas Extensões de Saúde da Vila de Prado e Escariz S. Martinho. Ambas já a funcionar em pleno.
Na área social, em complemento a estas obras, o Município de Vila Verde viu concretizado o novo edifício dos Serviços de Segurança Social, instalado defronte do novo Centro de Saúde de Vila Verde.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, sempre apontou a necessidade de «adequar as Extensões de Saúde da Vila de Prado, Escariz S. Martinho e Ribeira do Neiva à realidade actual, quer ao nível das solicitações, quer pela necessária e urgente modernização das próprias instalações”.
Fonte Correio do Minho por Costa Guimarães
0 comentários:
Enviar um comentário