Portugal: Portugueses gastam mais de mil milhões na semana de Natal



Entre os dias 20 e 26 de Dezembro, foram efectuados 17 milhões de compras e oito milhões de levantamentos nas ATM. Em tempos de crise, como se explicam estes gastos?

Mesmo com a crise, os portugueses abriram os cordões à bolsa neste Natal. Só numa semana gastou-se mais de mil milhões de euros, o que supera os valores do ano passado.

Entre os dias 20 e 26 de Dezembro, os portugueses efectuaram oito milhões de levantamentos no valor de 578 milhões de euros nas caixas automáticas da rede Multibanco, informou esta terça-feira a SIBS.

No mesmo período foram efectuados, nos terminais de pagamento automático, 17 milhões de compras no valor de 782 milhões de euros.

De acordo com a SIBS, que gere a rede Multibanco, o valor médio levantado por dia foi de 74 euros. Já o valor médio de pagamentos em lojas foi de 45 euros.

Contas feitas, nesta semana foram gastos 1.360 milhões de euros.

E o leitor? Como explica estes gastos?

Já no período homólogo de 2009, segundo a SIBS, os portugueses realizaram sete milhões de levantamentos no valor de 527 milhões de euros, cujo valor médio levantado por dia foi de 74 euros.

Nesta data, o número de compras efectuadas nas redes Multibanco situou-se nos 15 milhões, equivalente a 684 milhões de euros.

No total, os portugueses gastaram, entre os dias 20 a 26 de Dezembro de 2009, 1.211 milhões de euros.

E o leitor? Como explica estes gastos?

Relativamente à variação do número e valor dos levantamentos e compras relativas à quarta semana de Dezembro, em comparação com o período homólogo, quer o número de levantamentos, quer o montante se situam nos 9,6 por cento, valor que se mantém inalterado.

No que se refere às compras realizadas na rede Multibanco, estas atingiram os 15 por cento, traduzindo-se num montante de 14,6 por cento, com uma quebra de 0,4 por cento face ao mesmo período de 2009.

Fonte Site Agência Financeira

0 comentários: