Braga: Dezenas de queixas por burla na compra de carro



Um stande de Braga, já encerrado, terá burlado mais de duas dezenas de clientes que se arriscam a ficar sem carro e dinheiro. Há queixas na PSP e PJ. Alguns clientes estão a pagar dois créditos que não fizeram e nenhum tem o registo de propriedade do veículo.

"Tenho um carro desde Agosto, que não está registado em meu nome e pelo qual estou a pagar dois empréstimos, em agências diferentes, no valor de 708 euros", disse, ao JN, uma cliente do stande "Jorge Barroso Unipessoal", em Lamaçães, Braga.

Na passada sexta-feira, a PSP de Braga foi chamada para pôr cobro ao protesto de alguns clientes, alegadamente burlados.

Dois apresentaram queixa na PSP, uma mulher foi à Polícia Judiciária e diversos clientes contrataram advogados para tentar resolver a situação. No total, mais de 20 pessoas que adquiriram automóveis (quase todos importados) nos últimos meses naquele local estão, aos poucos, a descobrir diversas irregularidades.

"Recebemos queixas de pessoas que se consideram lesadas e estamos a proceder a averiguações", explicou a porta-voz da PSP de Braga. Também Rute Sousa, advogada de Jorge Barroso afirmou "a empresa não está insolvente e estamos a tentar resolver os problemas", afirmou.

O stande está agora vazio e Jorge Barroso, o homem apontado pelos clientes como o dono do stande, não atende o telefone nem responde às solicitações dos queixosos. "Só descobri que fui enganada quando foi retirado da minha conta dinheiro para duas agências de créditos para, supostamente, pagar o meu carro", referiu a "dona" da viatura, que ainda não tem o registo de propriedade e já "cancelou as contas bancárias", para evitar novos pagamentos.

Uma situação idêntica aconteceu a um homem de Vila Verde. "Entreguei uma carrinha em Agosto, para troca, no stande. Comprava uma nova e dava o dinheiro de entrada e o senhor Barroso liquidava o empréstimo que eu tinha da anterior", referiu.

"Nem o empréstimo antigo foi liquidado, e eu tenho que o continuar a pagar, nem a carrinha nova é minha porque não tenho o registo de propriedade. Ao tentar resolver a situação, descobri que a carrinha, afinal, está registada em nome de uma empresa e com reserva a uma outra empresa de crédito", afirmou o lesado.

No meio da confusão, entre os clientes há uma pergunta comum: "Como é possível fazer dois créditos, em empresas diferentes, sobre o mesmo veículo"? Sem documentos, às perguntas dos compradores o responsável pelo stande ia respondendo que o atraso se ficava a dever ao processo de legalização de carros importados. "Eu achei estranho demorar quatro meses a registar o carro mas o senhor dizia-me sempre que eram problemas na alfândega ou questões com a matrícula", salientou outra cliente.

Esta mulher comprou o carro a pronto, pagou no acto de entrega mas ainda não tem registo de propriedade. Além disso, quase teve "um AVC" quando, há dias, lhe telefonaram de uma empresa de crédito a informar que deveria dar ordem ao seu banco para que as prestações de pagamento do carro começassem a ser pagas.

"Nesse dia, se o vendedor me aparecesse à frente, ia acontecer uma tragédia. Então eu pago o carro e usam os meus documentos para fazer um crédito em meu nome, falsificando a minha assinatura, e eu continuo sem ter um documento onde conste que o carro é meu", diz, indignada.


Fonte JN por Emília Monteiro

Fonte imagem por Fabio Aro

1 comentários:

Ricardo Freitas disse...

Comprei carro neste Stand. Era suposto receber o registo nas semanas seguinte e nada! Já lá vão 6 meses e neste momento o Stand "BARROSOS" está a tentar atirar "a batata quente" para a credora com quem trabalham (ou trabalhavam) - a Credibom" - no entanto o meu carro foi pago a pronto!!

Caso alguém tenha informações mais precisas (ou também tenha sido lesado) por favor comunique, já que ninguém diz tudo o que sabe...
ricmfreitas@gmail.com