Vila Verde: "Sá de Miranda por Terras de Vila Verde" com feira e jantar quinhentista



«Este é mais um evento que vai marcar a agenda cultural de Vila Verde, uma forma de continuar a afirmar Vila Verde como terra de tradição e inovação, terra de qualidade». Foi desta forma que o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, projectou a iniciativa ‘Sá de Miranda por Terras de Vila Verde’, que se realiza de 17 a 23 de Maio. O jantar e feira quinhentista, a par da missa da época e da Feira do Empreendedorismo/I Lan Party, são os pontos altos da ‘mega iniciativa’ promovida pelo município de Vila Verde e agrupamentos de escolas, EPATV, Proviver-EM e comunidade educativa para lembrar ‘Sá de Miranda por Terras de Vila Verde’.

«A partir deste evento, não haverá um jovem estudante de Vila Verde e um vilaverdense que não conheça a figura de Sá de Miranda», assegurou a Vereadora da Educação, Cultura e Acção Social, Dra Júlia Rodrigues Fernandes. Acompanhada do seu homólogo do Desenvolvimento, Inovação e Ambiente, Dr. Rui Silva, do Presidente do Conselho de Administração da Proviver-EM, Dr. Manuel Barros, e do Director da Escola Profissional Amar Terra Verde, Dr. João Luís Nogueira, traçou os objectivos gerais desta acção: «queremos lembrar/valorizar esta figura ilustre das letras e da cultura do País e do Mundo por via dos anos passados em Vila Verde, os melhores anos da sua vida».




De 17 a 23 de Maio, a Praça de Santo António, a Igreja Matriz, os agrupamentos de escolas de Vila Verde, Prado, Moure, Ribeira do Neiva e Pico de Regalados, assim como o Campo da Feira de Vila Verde, serão palco das mais diversas actividades «para lembrar e honrar o poeta do Neiva, um historiador e escritor estudado nas melhores universidades europeias».


A música, a dança, a poesia, o teatro de rua, os jogos populares, o torneio de armas a cavalo e os falcoeiros darão expressão a uma iniciativa que visa recriar, em todos os aspectos a época renascentista, altura em que Francisco Sá de Miranda calcorreou terras de Vila Verde. O encantador de serpentes, a doçaria de ervas aromáticas, o artesanato da época, os colóquios e outras acções vão trazer à evidência o poeta que escolheu «os melhores anos da sua vida para se instalar na Ribeira do Neiva». Foi em Duas Igrejas que Sá de Miranda se instalou durante mais de vinte anos e escreveu alguns dos mais belos poemas sobre as paisagens, os rios e as gentes do Minho.


Mais uma ‘marca’ de Vila Verde


«Mais de 500 anos depois, existem aspectos que ainda preservamos e valorizamos», assinalou o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela. Na sua óptica, «Sá de Miranda era um homem empreendedor, característica que herdamos». De resto, vincou que «Vila Verde sempre se quis afirmar pelas suas características diferenciadoras. Queremos também afirmar Vila Verde pela sua diferenciação cultural».
No que concerne ao evento, vincou que «conta com duas áreas distintas: uma ligada a mais uma edição do boletim cultural de Vila Verde exclusivamente virado para a figura de Francisco Sá de Miranda; e uma outra com o intuito de reviver/recriar a época renascentista, a passagem de Sá de Miranda por terras de Vila Verde, recriando as vivências de então».
Neste quadro, destacou a figura de Sá de Miranda como «mais uma marca para projectar/valorizar Vila Verde no País e no Mundo. A par do Professor Machado Vilela, do Abade de Priscos e mesmo do Dr. Baptista Machado, é mais uma alavanca e referência cultural do Concelho, mais um elemento para atrair a Vila Verde novos públicos. Enquadra-se também na nossa estratégia de promoção turística do Concelho».


Programa genérico


A inauguração do evento está marcada para o dia 17 de Maio, às 16hoo, em paralelo com a inauguração da Feira do Empreendedorismo e I LanParty promovida pela Escola Profissional Amar Terra Verde.
Os momentos altos do evento decorrem a 21 de Maio, com a realização do Jantar da Corte de Sá de Miranda, na Praça da Comunidades Geminadas/Campo da Feira. No dia 23de Maio, decorre mais outro momento de destaque, a Missa da Época, na Igreja Matriz de Vila Verde, pelas 11h00. No mesmo dia, das 14h30 às 19h00, realiza-se a Feira Quinhentista, na Praça de Santo António.
Em paralelo, decorre um vasto e rico programa de actividades nos agrupamentos de escolas de Vila Verde.


II Feira do Empreendedorismo/I Lan Party

Em paralelo ao evento – e enquanto evento complementar – decorre a II Feira do Empreendedorismo e das Profissões e 'I Lanparty 2010', de 17 a 20 de Maio, no Campo da Feira. Insere-se no plano actividades da EPATV, «no sentido de promover a oferta formativa da escola, assim como dar resposta à preocupação de dotar o mercado de trabalho de mão-de-obra qualificada e adequada às necessidades da região sentida pela maioria das empresas e entidades».
O evento concentrará, no Campo da Feira de Vila Verde, outros estabelecimentos de ensino e empresas da região. «Leva a que a oferta seja efectuada de forma global e articulada, evitando a realização de pequenos e inexpresssivas realizações deste género que até à data se faziam», explicita o Director da EPATV, Dr. João Nogueira.
Este ano, a Feira do Empreendedorismo insere-se na Feira Quinhentista - “Sá de Miranda por Terras de Vila Verde”, e realizar-se-á de 17 a 20 de Maio, em tenda própria no campo da feira, junto à Escola Profissional Amar Terra Verde.
Uma das novidades deste ano da Feira do Empreendedorismo é a realização da ‘EPATV, Lanparty 2010’. Durante os dias de feira, grupos de alunos de várias escolas vão estar 'a navegar' com acesso à rede LAN e wireless, em simultâneo e orientados para concursos tipo 'Torneio de Counter Stike', torneio de 'PES' inter-turmas, 'WebPaper- resolução de 'webquiz' multidisciplinar com recurso à Web, entre muitos outros.
Durante os dias de exposição, serão apresentadas várias actividades, tais como ginástica acrobática, showcooking de restauração e pastelaria, entrega de diplomas e certificados do CNO e EFA´s, workshops de pintura e comemoração do Dia Eco-escola.

Fonte Notícia/Imagem Site C.M.V.V.

0 comentários: