Braga será capital Europeia da Juventude 2012



A cidade de Braga foi a escolhida para Capital Europeia da Juventude 2012. O anúncio foi feito ontem pelo Fórum Europeu da Juventude. A cerimónia oficial está marcada para o dia 24. Braga é capital da juventude na mesma altura em que Guimarães é a Capital da Cultura.

A notícia foi recebida regozijo por parte da Câmara de Braga que, em comunicado, destaca que a entrega da Capital Europeia da Juventude 2012 (CEJ 2012) "é a prova do trabalho para o efeito desenvolvido, designadamente na preparação de uma candidatura suficientemente expressiva da capacidade organizativa de tão importante evento".

Eleita de uma final a três, onde se encontravam a cidades gregas de Iráclion e Byron, Braga torna-se a primeira cidade portuguesa a receber tal galardão, que custará 1,8 milhões de euros ao município. O vereador da juventude, Hugo Pires, estava, obviamente, contente e, em declarações ao JN, explica que a escolha do júri do Fórum Europeu da Juventude se baseou no melhor programa apresentado.

"Sempre tive a certeza que tínhamos o melhor programa. Podia a decisão até ter algum factor político, devido à fase que a Grécia atravessa, mas o júri centrou-se só na qualidade do programa e nós ganhamos com toda a justiça". O vereador destaca ainda que agora é preciso proceder ao trabalho organizacional da CEJ 2012.

Seguir exemplos

"Temos que visitar as outras cidades e perceber o modelo de organização que eles têm e montar toda uma estrutura que programe atempadamente as actividades. As actividades já estão prevista no programa que apresentamos ao Fórum e agora é só calendarizar e tratar de toda a organização".

A Câmara de Braga vai investir 1,8 milhões de euros mas ainda não sabe se a União Europeia vai financiar a iniciativa. No entanto, Hugo Pires afirma que vão existir parceiros e entidades, entre os quais o Governo, que vão apoiar o CEJ 2012.

"Mais que os eventos é dar futuro a uma região jovem que tem problemas com empregabilidade. Pode ser oportunidade de dar algum futuro aos jovens", disse, ainda antes de saber o resultado, Hugo Pires, vereador com o pelouro da Juventude.

No programa apresentado por pelo município ao Fórum Europeu da Juventude, constam mais de 13 mil horas de actividades, entre os quais mais de 100 workshops e quase 90 seminários. Áreas como o voluntariado, inclusão social, diálogo inter-regional e ambiente constam no documento das actividades. Braga é uma das cidades mais jovens da Europa, sendo que 85 mil dos 185 mil habitantes têm menos de 35 anos, um dos principais trunfos da candidatura.

Também em 2012, Guimarães será uma Capital, mas aqui da Cultura. O vereador da Juventude, Hugo Pires revelou, desde logo, o propósito em colaborar com a estrutura da Capital Europeia da Cultura, em Guimarães. De resto, a fazer a ponte entre estas duas cidades estará uma universidade comum.

O reitor António Cunha, em recente entrevista ao JN, referia a vontade de a UMinho colaborar, mesmo antes de ser conhecida a atribuição do galardão à cidade de Braga. "O contributo incidirá na produção diversificada de conteúdos, científicos, culturais e históricos. Vai ser uma marca muito diferenciada a participação em tudo o que esteja ligado às artes digitais, às novas formas de arte, usando os meios computacionais e novas tecnologias da informação, um interface com processos criativos". Fonte JN por NUNO CERQUEIRA E PEDRO VILA-CHÃ


0 comentários: