Braga: Rampa da Falperra regressa no próximo fim-de-semana



Nove anos depois da última edição, o próximo fim-de-semana (1 e 2 de Maio) assinala o regresso muito esperado da Rampa da Falperra, uma das mais míticas provas de automobilismo nacional. Foi em 2001 que pela última vez se ouviram os motores nos pouco mais de cinco quilómetros que o Clube Automóvel do Minho tornou conhecidos, não só em termos nacionais, como internacionais.

Escusado será dizer que o interesse em alinhar por parte de equipas e pilotos neste regresso é enorme, ficando bem patente pela excelente lista de inscritos que ultrapassa qualquer das edições anteriores.

A jornada é pontuável para a Taça FIA Internacional de Montanha, Taça FIA Europeia de Montanha, Campeonato de Portugal e de Espanha de Montanha, Troféu Desafio Único, sendo ainda candidata ao Campeonato FIA Históricos de Montanha.

Apontar favoritos é uma tarefa muito complicada dadas as forças em presença, mas há sempre a destacar o espanhol André Vilariño, aos comandos de um Norma M20, até porque se trata de um histórico da prova, tendo-a vencido por três vezes. Nesta linha, também Pedro Salvador, actual campeão nacional de Montanha, aos comandos de um Juno, não deve deixar os seus créditos por mãos alheias.

Destaque também para Patrick Cunha, em Laborghini Gallardo, ele que já venceu este ano provas do Campeonato de Portugal de GT. António Coimbra e António Nogueira, ambos em Porsche GT2, são outras presenças relevantes, bem como Pedro Moreira com um Porsche GT3 e Paulo Ramalho, em Juno.

Na longa lista, dois nomes merecem ainda referência, pois trata-se de dois veteranos: Rufino Fontes, em Alfa Romeo, e Rui Lages, num Citroen BX GTI. São dois dos mais acrismáticos pilotos nacionais de todos os tempos, que ao subirem agora a Falperra com (algumas das) máquinas que os celebrizaram emprestam à prova parte do nome dos tempos aureos, em que quase 50 mil pessoas se apertavam ao longo do percurso.

Depois, há ainda que contar com os interessados do Campeonato de Espanha de Montanha, que devem trazer espectáculo e competição acrescida, para além dos carros do Troféu Desafio Único FEUP, com as suas duas categorias, neste caso, os Fiat Uno e Punto, que também acrescentam uma boas dezenas de pilotos.

Por fim, o Troféu “Fiat em Nós e Acelera”, que apesar de estar no Campeonato Open de Ralis, não quis deixar de realizar uma competição extra nesta Rampa da Falperra. Fonte JN


Fonte imagem



Recordem no vídeo abaixo grandes momentos de outros anos:



0 comentários: