Continuam abertas até ao dia 18 de Janeiro de 2010 as inscrições para a sétima edição do Concurso Nacional de Criadores de Moda em Vila Verde, enquadrado na Iniciativa ‘Namorar Portugal 2010’.
Segundo disse ao ‘Correio do Minho’ Paula Isaías, da Aliança Artesanal, até ao momento foram apresentadas ao concurso 50 candidaturas de alunos de escolas de Barcelos, Guimarães, Porto, Pombal e Lisboa.
De salientar que na edição anterior foram apresentadas ao concurso, no total, 97 criações elaboradas pelos estudantes de escolas de moda do país, em homenagem a S. Valentim.
As peças apresentadas a concurso serão exibidas no desfile de moda a realizar no próximo dia 14 de Fevereiro de 2010, Dia dos Namorados, com início às 21 horas, numa tenda montada no Campo da Feira, em Vila Verde.
As três melhoras propostas serão distinguidas pelo júri do concurso com os prémios de 800, 400 e 250 euros, respectivamente. Será ainda atribuído o prémio Jovem Revelação, no montante de 200 euros, ao cria-dor mais jovem cuja criação mereça destaque.
Os cheques serão entregues aos vencedores no final do desfile de moda, em Vila Verde.
A iniciativa dinamizada pela Câmara Municipal de Vila Verde/Proviver-EM, em articulação com a Cooperativa Aliança Artesanal, conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo Porto/Norte de Portugal e da Delegação de Braga do Instituto Português da Juven tude (IPJ).
O concurso tem por objectivo a promoção dos ‘Lenços dos Namorados’ como elementos de arte e tradição local, desafiando designers e estilistas a conceberem peças contemporâneas, inspiradas na tradição genuína, que remonta ao séc. XVIII.
O desfile no Campo da Feira contará com a presença de manequins conceituados.
De acordo com fonte da Câmara de Vila Verde, só na segunda quinzena de Janeiro é que de-verão ser conhecidos os modelos de renome nacional que irão desfilar na passerelle com as propostas dos jovens criadores de moda.
Em todos os trabalhos apresentados a concurso é obrigatória a utilização de bordados ou bainhas abertas, alusivas aos “Lenços de Namorados”, podendo recorrer a mão-de-obra especializada, como bordadeiras ou outros profissionais.
Uma noite de glamour, beleza, encanto e brilho é o que promete mais uma edição do Concurso Nacional de Criadores de Moda.
De acordo com o autarca, António Vilela, “ninguém passa indiferente aos Lenços dos Namorados de Vila Verde, daí o município ter sabido valorizar esse potencial, partindo da tradição para traçar novos desafios”.
O edil destaca, ainda, que “o município abriu as portas a muitos artesãos e agregados familiares que encontraram na produção dos lenços certificados um importante complemento financeiro. Em paralelo, deu oportunidade aos jovens talentos”. Fonte Correio do Minho por Vera Batista Martins
0 comentários:
Enviar um comentário