Vila Verde: Mickael Carreira e os Buraka Som Sistema são cabeças de cartaz das Festas em Honra de Santo António em 2009



As festas concelhias de S. António, em Vila Verde, começam hoje e vão decorrer até domingo. Este ano, Mickael Carreira e os Buraka Som Sistema são cabeças de cartaz, por entre um programa onde não faltam o folclore, as rusgas, a procissão, a corrida de cavalos, a fogueira de Santo António, os grupos e bandas locais e até um Torneio Internacional de Futebol. São esperadas entre 75 a 80 mil pessoas nos cinco dias de festas.

As festas envolvem a população local e de concelhos limítrofes: "É um evento de todos e para todos, que se insere na estratégia mobilizadora do Município de Vila Verde, no sentido de atrair todas as faixas etárias e envolvê-las na dinâmica local", sustenta o presidente em exercício, António Vilela que vinca: "Não deixamos de fora a ruralidade, as parcerias, as tradições e a inovação".

A participação da maioria das associações culturais, recreativas e desportivas do município, assim como de todos os ranchos/grupos folclóricos da área geográfica do concelho, das crianças e jovens de todos os estabelecimentos escolares dos diversos níveis de ensino, num total aproximado de 10 mil crianças e jovens das 58 freguesias e de diversos organismos públicos e privados tornam as festividades um evento concelhio de todos e para todos.

Em paralelo, terão lugar as grandes manifestações, centradas no palco principal: espectáculos musicais, marchas populares e o festival internacional de folclore. A Praça de Stº António concentra, ainda, todas as manifestações populares, tais como os jogos populares, o festival folclórico, as rusgas, os cantares ao desafio, as fogueiras de Stº António e o fogo-de-artifício. Fonte JN por LUÍS HENRIQUE OLIVEIRA, COM PEDRO ANTUNES PEREIRA

0 comentários: