Vila Verde: Desemprego cresceu menos em Maio


No final do mês de Maio, estavam inscritos nos centros de emprego 48 696 desempregados do distrito de Braga, mais 372 do que em Abril.


Apesar do crescimento do desemprego ter sido menor do que o registado entre Março e Abril, os dados revelados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) dão conta de uma divergência com a evolução do mercado de trabalho a nível nacional.

De facto, o desemprego registado em Maio, no País, representou um ligeiro decréscimo (-0,5 por cento), relativamente ao mês anterior, enquanto que, no distrito bracarense, o número de desempregados inscritos subiu 0,7 por cento.
Em comparação com o mês homólogo de 2008, o desemprego registado em Maio subiu 22,4 por cento, o correspondente a 8 923 novos desempregados inscritos.
N o último mês, o número de desempregados do concelho de Braga baixou de 9 527 para 9421.

Os desempregados inscritos baixaram também nos concelhos de Amares, Esposende, Terras de Bouro, Vila Verde e Vieira do Minho.
No concelho de Guimarães, o desemprego voltou a subir, afectando agora 12 331 homens e mulheres, mais 232 do que em Abril. Guimarães continua a liderar nas estatísticas do desemprego.
Famalicão, Barcelos, Vizela e Fafe, quatro concelhos de forte pendor industrial registaram também subidas do número de desempregados inscritos.

O desemprego registado no distrito de Braga subiu em Maio pelo 11º mês consecutivo.
A última descida mensal ocorrida no número de desempregados inscritos nos centros de emprego verificou-se em Junho do ano passado. Fonte Correio do Minho por José Paulo Silva

0 comentários: